Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 20h26

MTV "mata" clipe no horário nobre e anuncia novidades para 2007

Publicidade

DIÓGENES MUNIZ
da Folha Online

Saem "Disk MTV", "Chapa Coco", "MTV Lab". O videoclipe vai para a periferia da programação, na madrugada. Entram a Rádio MTV, a modelo e apresentadora Ana Luiza Castro e uma programação menos musical e "mais televisiva". As novidades da MTV para 2007, anunciadas nesta terça-feira (5), em São Paulo, começam em janeiro de 2007, com o "Verão MTV".

"O videoclipe não é tão televisivo quanto ele já foi. Aposta em clipe na TV é um atraso", afirma Zico Góes, diretor de programação do canal que começou com cerca de 90% da grade composta de clipes. Góes argumenta que, com a facilidade do acesso a produtos audiovisuais pela internet --leia-se YouTube--, o espectador não quer mais esperar para assistir a um clipe na TV.

Reprodução
Modelo e apresentadora Ana Luiza Castro estréia no "Verão MTV" como repórter
Modelo e apresentadora Ana Luiza Castro estréia no "Verão MTV" como repórter
Outro estímulo para a MTV modificar sua postura vem da concorrência no UHF, embora o canal tente se mostrar despreocupado quanto a isso. Desde o dia 5 de junho, a Rede 21 (do grupo Bandeirantes) virou PlayTV e ganhou formato mais agressivo. Os canais disputam não apenas a audiência no UHF, mas o público jovem e das classes A/B.

O produtor principal de conteúdo do canal é a Gamecorp, que tem entre seus sócios Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula. A MTV faz parte do Grupo Abril, responsável também pela revista "Veja".

Novo rosto

A idéia de isolar o videoclipe da programação televisiva dialoga ainda com a aposta da emissora no MTV Overdrive, uma rede de TV em banda larga inspirada no YouTube. "É uma das nossas maiores apostas", diz Góes. Para ele, o canal não tem mais o caráter dos anos 90, de exibir as novidades, mas sim de organizá-las. Segundo Góes, ainda teria outro motivo para a mudança: "Videoclipe derruba audiência." Apesar do decreto, o VMB continua existindo, com "algumas adaptações".

A modelo e apresentadora Ana Luiza Castro também aparece na telinha do canal juvenil como refresco do Verão MTV. Ela vai participar de um jornal com Léo Madeira. O "Jornal MTV no Verão" será exibido de segunda a quinta-feira, das 21h às 21h30. Ainda não está acertado a continuação da modelo após o Verão MTV.

Outra novidade é a Rádio MTV, que ocuparia, a partir deste semestre, um espectro no FM de São Paulo. A pretensão é virar rede nacional. A MTV fará um acordo de parceria com um espectro já usado hoje, ainda não confirmado. Se vingar, será a primeira rádio da MTV no mundo.

O canal ainda deve retomar a "campanha política", que em 2006 mandou a audiência jogar ovos e tomates nos candidatos e foi apontada como propaganda do voto nulo. As inserções dessa vez vem com o nome "MTV no Pé".

"Precisamos ser coerentes. Temos que mostrar que não são apenas os que têm cargo que fazem política, eles [jovens] também fazem. Enfim, vamos pegar no pé."

Especial
  • PlayTV passa MTV em audiência e disputa público jovem
  • Lulinha troca nome da Rede 21 para PlayTV
  • Daniella Cicarelli e Cazé gravam pilotos de novos programas na MTV
  • Daniella Cicarelli renova contrato com a MTV

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a MTV
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página