Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 14h13

Documentário em idioma aborígine vence festival australiano

Publicidade

da Ansa, em Sidney

O primeiro longa-metragem inteiramente em língua aborígine, "Ten Canoes" (dez canoas), e seu diretor, o holandês Rolf de Heer, ganharam diversos prêmios do Australian Film Institute (AFI), o "Oscar australiano", na noite de quinta-feira em Melbourne.

A fábula indígena ganhou seis dos dez prêmios da 48ª edição da festa --entre eles, os mais importantes: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original.

O filme já ganhou o prêmio especial do júri da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes neste ano e será o indicado da Austrália a uma vaga no Oscar 2007 para a categoria de melhor filme estrangeiro.

De Heer já havia ganhado dois prêmios AFI pela direção e pelo script de "Bad Boy Bubby" em 1993. Recentemente, completou sua 12º filmagem, uma produção muda em preto-e-branco.

Para Emily Barclay foi entregue o prêmio de melhor atriz pelo drama "Suburban Mayhem", em que representa uma adolescente rebelde que decide assassinar seu pai. Já Shane Jacobson foi o ganhador do prêmio de melhora ator por seu papel em "Kenny".

As interpretações internacionais de atores australianos foram reconhecidas com o prêmio de melhor ator a Heath Ledger, por seu papel em "O Segredo de Brokeback Mountain", e de melhor atriz a Rachel Griffith, pela série americana "A Sete Palmos" ("Six Feet Under").

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Rolf de Heer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página