Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2006 - 11h41

27ª Bienal de São Paulo termina neste domingo

Publicidade

da Folha Online

Termina no próximo domingo (17) a 27ª Bienal de São Paulo. A mostra internacional de arte contemporânea, aberta desde 7 de outubro, expõe cerca de mil obras de 118 artistas --96 estrangeiros e 22 brasileiros. O acesso é gratuito.

Pela primeira vez na história da Bienal, o projeto curatorial foi eleito por meio de um comitê internacional. Foram descartadas as representações nacionais e uma equipe internacional de curadores viajou o mundo em busca dos artistas que melhor representam os ideais e conflitos da vida contemporânea em espaços partilhados.

Além disso, 10 artistas residentes de várias cidades do mundo passaram de um a três meses no Brasil --nas cidades do Acre, Recife e São Paulo-- preparando seus trabalhos.

Inspirado em seminários de Roland Barthes, o tema desta Bienal, "Como Viver Junto", propõe uma reflexão sobre a vida coletiva em espaços partilhados. A curadoria da Bienal buscou artistas que tivessem como tema central à obra a questão dos limites, fronteiras e a incorporação das diferenças na esfera da vida cotidiana.

Um dos artistas do inédito projeto de residência da Bienal é Meschac Gaba, que construiu a obra "Sweetness [Doçura]", a partir de sua permanência no Recife. Sua escultura, feita com açúcar, reconstrói o centro da cidade, mesclando-o com ícones da arquitetura contemporânea de outros lugares do mundo.

Mostra é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21 horas, e sábado e domingo, das 10h às 22h (com acesso permitido até uma hora antes do fechamento).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bienal de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página