Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2009 - 11h22

TV britânica vai escalar mulheres mais velhas como apresentadoras

Publicidade

da Efe, em Londres

A emissora britânica BBC tentará desmentir aqueles que a acusam de discriminar as mulheres maduras recolocando à frente das câmeras apresentadoras que já passaram dos 50 anos.

Julia Somervillke, de 62 anos, Fiona Armstrong, de 53, e Zinab Badawi, de 50, estão prestes a assinar contratos muito lucrativos com a emissora pública, informa hoje o jornal "The Daily Telegraph".

A decisão é consequência da advertência lançada há um ano pelo diretor geral da BBC, Mark Thompson, segundo quem as acusações de discriminação por idade continuariam, a menos que mulheres maduras fossem contratadas para estes postos.

A emissora estatal causou reações negativas, especialmente entre as espectadoras, quando decidiu afastar uma apresentadora com mais de 30 anos de experiência.

Atualmente, a única apresentadora de um programa de notícias da BBC com mais 50 anos é Maxine Mawhinney.

A decisão de contratar âncoras de mais idade foi bem recebida por Joan Bakewell, assessora do governo e da própria emissora, que recentemente reclamou com Thompson do fato de a BBC ter vários cinqüentões como apresentadores.

"Alegra-me que a BBC tenha decidido voltar a contratar mulheres com talento, capazes de entrevistar tanto [a secretária de Estado americana] Hillary Clinton como o ator Clint Eastwood", destacou Bakewell.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página