Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2006 - 12h58

"Babel" concorre em 7 categorias e lidera indicações ao Globo de Ouro

Publicidade

da Folha Online

O filme "Babel", dirigido pelo mexicano Alejandro Gonzáles Iñarritu, lidera as indicações ao 64º Globo de Ouro ao concorrer em sete categorias, incluindo melhor drama, diretor e ator coadjuvante para Brad Pitt. (Confira a lista completa)

Divulgação
"Babel" concorre em sete categorias, incluindo melhor drama, diretor e ator coadjuvante
"Babel" concorre em sete categorias, incluindo melhor drama, diretor e ator coadjuvante
Leonardo DiCaprio com "Os Infiltrados" e "Diamante de Sangue" e Clint Eastwood por sua sequência de filmes sobre a Segunda Guerra ("A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima") são outros destaques, sendo que cada um concorre duas vezes como melhor ator dramático e melhor diretor, respectivamente.

Além de "Babel", que tem no elenco Cate Blanchett e Gael Garcia Bernal, concorrem como melhor drama "Os Infiltrados" --filme de Martin Scorsese que concorre em seis categorias--, "Bobby", "Pecados Íntimos" e "A Rainha". "Babel" também aparece com atriz coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kikuchi), roteiro (Guillermo Arriaga) e trilha sonora (Gustavo Santaolalla).

Divulgação
"A Conquista da Honra", de Clint Eastwood, estréia em fevereiro no Brasil; leia crítica
"A Conquista da Honra", de Clint Eastwood, estréia em fevereiro no Brasil; leia crítica
Na categoria melhor comédia ou musical foram indicados "Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho" (Beyoncé Knowles foi indicada como melhor atriz por seu papel na trama), "Pequena Miss Sunshine" (já indicado no Independent Spirit Awards), "O Diabo Veste Prada", "Obrigado por Fumar" e o polêmico "Borat".

"Apocalypto", filme de Mel Gibson falado em maia, e "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, falado em japonês, concorrem na categoria melhor filme estrangeiro ao lado de "Volver", de Pedro Almodóvar, "O Labirinto do Fauno", de Guillermo del Toro, e "The Lives of Others", de Florian Henckel von Donnersmarck.

Em melhor filme animação estão "Happy Feet - O Pingüim", que desbancou a estréia do novo 007 nas bilheterias dos EUA, "Carros" e "A Casa Monstro".

Divulgação
DiCaprio foi duas vezes indicado como melhor ator, por "Os Infiltrados" (foto) e "Diamante"
DiCaprio foi duas vezes indicado como melhor ator, por "Os Infiltrados" (foto) e "Diamante"
Além de Leonardo Dicaprio, indicado duas vezes, concorrem como melhor ator dramático Peter O'Toole ("Venus"), Will Smith ("À Procura da Felicidade") e Forest Whitaker ("O Último Rei da Escócia"). Como coadjuvante aparecem, além de Brad Pitt, Ben Affleck ("Hollywoodland - Bastidores da Fama"), Eddie Murphy ("Dreamgirls - Em Busca da Fama"), Jack Nicholson ("Os Infiltrados") e Mark Wahlberg ("Os Infiltrados").

O Globo de Ouro também premia as melhores produções da televisão. Assim como em 2006, "24 horas" (Fox) e "Lost" (ABC) estão entre as cinco indicadas de melhor série dramática --aparecem ao lado de "Big Love", que estreou no Brasil pela HBO, "Grey's Anatomy", já exibida pela Sony, e "Heroes", que chega ao país em março pelo Universal Channel. (Confira todos os indicados)

A entrega dos prêmios será no Hotel Beverly Hilton de Los Angeles, em 15 de janeiro. O Globo de Ouro é o segundo maior prêmio do cinema, organizado pelos críticos estrangeiros nos Estados Unidos e considerado uma prévia do Oscar.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Confira os filmes indicados ao Globo de Ouro 2007
  • "Miss Sunshine" lidera indicações ao Oscar do cinema independente
  • González Iñárritu diz que "Babel" é "mais que um trabalho"
  • Scorsese retorna ao universo da máfia com "Os Infiltrados"
  • "O Diabo Veste Prada" usa o kitsch para alfinetar o chique
  • Pingüins lideram pela terceira semana seguida bilheterias nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Globo de Ouro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página