Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 14h10

"Babel" e "Infiltrados" disputam prêmio do diretores de Hollywood

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu continua colhendo indicações com o filme "Babel", que o colocou entre os seis finalistas ao prêmio do Sindicato dos Diretores de Hollywood (DGA), um sério indicador do Oscar.

Iñárritu competirá com o britânico Stephen Frears ("A Rainha") e os americanos Martin Scorsese ("Os Infiltrados") e Bill Condon ("Dreamgirls - Em Busca de um Sonho"), assim como o casal Jonathan Dayton e Valerie Faris, que dirigiu "Pequena Miss Sunshine".

É notória a ausência de Clint Eastwood, que tinha dois filmes com chances de indicações ("A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima").

"Cada um dos indicados demonstrou uma capacidade extra para reunir ofício e visão na busca de contar histórias de forma magistral", disse o presidente do DGA, Michael Apted. O vencedor será anunciado em uma cerimônia celebrada em 3 de fevereiro, em Los Angeles.

Premiado em Cannes, "Babel" já foi eleito o melhor filme do ano pelo American Film Institute (AFI) e tem sete indicações aos Globos de Ouro, que serão entregues na próxima segunda-feira (15) e também costumam ser uma ante-sala do Oscar.

"Babel", que conclui a trilogia iniciada com "Amores Brutos" e "21 Gramas" --os três dirigidos por González Iñárritu e com roteiro de Guillermo Arriaga--, conta histórias em várias partes do mundo, protagonizadas por Brad Pitt, Cate Blanchet e Gael García Bernal, entre outros.

Os prêmios das organizações profissionais de Hollywood, como o do DGA e os sindicatos dos atores (SAG), produtores (PGA) e roteiristas (WGA), são um indicador ainda mais preciso dos possíveis ganhadores do Oscar que os Globos de Ouro, já que seus membros também votam na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Desde a criação do prêmio do DGA, em 1949, apenas seis vezes o vencedor do DGA não ganhou também o Oscar de melhor diretor.

Os indicados ao Oscar serão anunciados em 23 de janeiro e a cerimônia de entrega dos prêmios, em 25 de fevereiro.

Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre "Babel"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página