Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2007 - 10h32

Yoko Ono expõe no Brasil em outubro deste ano

Publicidade

GABRIELA LONGMAN
da Folha de S.Paulo

Entre seus caixões de madeira, fotos de seios nus e instalações com longas hastes de metal, Yoko Ono desembarca no Brasil no final de outubro.

Acompanhada do filho Sean Lennon, a artista deverá fazer performances artístico-musicais durante mostra que ocupará os quatro andares do Centro Cultural Banco do Brasil.

Intitulada "Horizontal Memories", a exposição, com curadoria do islandês Gunnar Kvaran, chega ao país depois de passar por Oslo, Tóquio e Califórnia."Serão mais de 80 obras e cerca de 200 itens", antecipou à Folha Emílio Kalil, diretor do Gabinete de Cultura e responsável pela vinda da mostra.

Prevista para durar de 29 de outubro a 13 de janeiro de 2008, a exposição de Yoko finaliza o ano de programação de artes plásticas do centro, que prevê, já no próximo dia 27, a vinda do indiano radicado no Reino Unido Anish Kapoor --depois de passar pelo Rio de Janeiro, a mostra chega a São Paulo e inclui um ciclo de debates aberto pelo próprio Kapoor e a montagem da obra "Ascension" no Vale do Anhangabaú.

"Apostamos na ampla diversidade de programação", afirma Marcos Mantoan, diretor do CCBB. "Começamos o ano com um artista contemporâneo internacional vivo, passamos para um brasileiro vivo, seguimos para uma exposição histórica e terminamos com a Yoko", prevê.

O brasileiro vivo é Antonio Manuel, que, embora, tenha nascido em Portugal, desenvolveu seus 40 anos de carreira no Brasil. Com curadoria de Paulo Venancio Filho e três obras inéditas produzidas para a ocasião, a mostra deverá ocupar o prédio entre abril e julho deste ano, seguida pela "exposição histórica", um panorama do barroco mineiro a partir das obras de Aleijadinho (1730-1814) --mostra que esteve no CCBB do Rio em 2006.

Bresson e Mojica

A Folha teve acesso também à programação do centro para as áreas de teatro, cinema, música e dança. Entre os destaques estão mostras com filmes de Rainer Werner Fassbinder, Robert Bresson, Arnaldo Jabor e José Mojica Marins, e a peça "O Relato Íntimo de Madame Shakespeare", com Norma Bengell e Maria Manoella no elenco.

Leia mais
  • No aniversário de morte de Lennon, Yoko Ono faz apelo à paz
  • Disco "Love" traz Beatles em colagem musical
  • Yoko Ono aprova filme sobre assassino de Lennon

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Yoko Ono
  • Leia o que já foi publicado sobre John Lennon
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página