Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2007 - 09h55

Tragédia da Gol vira documentário do Discovery Channel

Publicidade

LEILA SUWWAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O Discovery Channel começa nesta semana as filmagens para o documentário "Collision Over the Amazon" (Colisão sobre a Amazônia), que irá explorar o maior desastre aéreo da história do Brasil --a colisão do jato Legacy com o vôo 1907 da Gol no dia 29 de setembro-- e o "cenário difícil e fascinante" que surgiu depois, com o apagão aéreo vivido pelo país.

O programa deve ir ao ar entre julho e outubro, e deve ser transmitido em outros países da América Latina e nos Estados Unidos. O projeto está a cargo do produtor e diretor independente Alan Tomlinson.

Na visão de Tomlinson, o aspecto trágico do acidente tem forte apelo emocional: as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram, mas os sete a bordo do jatinho sobreviveram a uma colisão considerada quase impossível de acontecer.

Mas igualmente interessante, para ele, é o "mundo desconhecido" da aviação que foi desvendando em etapas a partir da colisão, composto de radares, transponders, radiofrequências e controladores de tráfego aéreo. Além do ângulo tecnológico e científico, Tomlinson quer mostrar os desdobramentos políticos do acidente, como o funcionamento e a crise do controle aéreo.

"A Discovery tem boa reputação de independência e temos tido cooperação. Mas não vamos contornar os aspectos políticos. Como poderíamos? As repercussões políticas foram consideráveis", disse Tomlinson à Folha por telefone.

Ele está finalizando o cronograma e pretende desembarcar em Brasília na próxima semana para começar a filmar, com equipe local. Irão entrevistar autoridades, familiares das vítimas, especialistas, sobreviventes, as empresas aéreas e controladores de tráfego.

Porém a produção do documentário sobre o vôo 1907 insiste que não terá aspectos "investigativos" nem irá tirar "conclusões". As investigações da Aeronáutica (com finalidade preventiva) e da Polícia Federal (inquérito criminal) ainda estão em curso.

"É uma colisão tão inusual, tão rara, que despertou a curiosidade do mundo inteiro sobre a segurança de vôo. As pessoas entram nos aviões sem nunca pensar sobre isso", disse.

A colisão ocorreu por uma sucessão de erros ou falhas: ambos os aviões voavam na mesma altitude em sentidos opostos, o transponder e o sistema anticolisão do jato não estavam operantes e o controle de tráfego aéreo não avistou ou alertou os pilotos para o risco.

Em um documentário anterior, para a mesma série "Discovery Hoje" do canal, Tomlinson contou o caso do acidente de mineração no México que deixou 65 mortos. "Além de revelar detalhes do mundo da mineração, queríamos mostrar como o episódio poderia ter sido diferente", disse.

Segundo ele, o Discovery Channel está investindo na produção de documentários locais na América Latina para evitar apenas a retransmissão de programas feitos para o público americano.

Leia mais
  • Band investe em "futebol descolado"
  • Sem cortes da Globo, vídeo de banho nu do "BBB7" cai na web
  • João Bosco cobra desculpas de diretor do especial sobre Elis
  • Filme inglês cria julgamento de Tony Blair por ações no Iraque

    Especial
  • Confira o especial sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery Channel

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página