Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2007 - 19h29

ONG cobra da Globo punição contra homofobia no "BBB7"

Publicidade

da Folha Online

Uma ONG gay de Brasília solicitou nesta segunda-feira (15) à direção do "Big Brother Brasil 7" (Globo) que repreenda um participante por declaração considerada homofóbica. O grupo Estruturação informa ter recebido queixas de telespectadores ofendidos por falas do skatista carioca Felipe Cobra, 30.

"Até falo com viado. Mas se for para conviver comigo, não gosto não. Se for para entrar no meu mundo, invadir meu espaço, leva porrada mesmo."

Em nota divulgada à imprensa, a ONG pediu que Pedro Bial, apresentador do "BBB7", advertisse Felipe. Em maio de 1998, uma voz atribuída a Bial dizia que balé era coisa de "viado", durante exibição de uma reportagem no "Fantástico".

Divulgação
Cobra entrou no "BBB7" após expulsão de amigo de diretor da Globo
Cobra entra no "BBB" após Globo expulsar amigo de diretor
"Não se pode aceitar declarações discriminatórias e incentivadoras de violência. Quem cala frente ao preconceito é cúmplice dele", disse Welton Trindade, presidente do Estruturação.

A ONG possui um e-mail por meio do qual recebe denúncias (ouvidoria@estruturacao.org.br). O site gay Acapa também flagrou as cenas e acionou a entidade. O Estruturação promete entrar com uma ação na Justiça contra Cobra exigindo que "ele responda legalmente por ter incentivado a violência na TV".

O BBB tentou minimizar suas falas dizendo que tem um amigo homossexual.

"Para sentar e trocar uma idéia até rola, eu até tenho um amigo que é viado. Mas se for para ficar reunindo aquele grupinho de viadinhos para ficar mexendo comigo, aí leva porrada mesmo."

Esse tipo de polêmica parece estar dentro das expectativas dos telespectadores. Recente enquete da Folha Online questionou as razões do interesse do público pelo "Big Brother Brasil". A segunda opção mais votada foi "Gosto pelo grotesco: programa incentiva situações constrangedoras, ridicularizantes e preconceituosas". Em primeiro lugar, ficou a alternativa "Preguiça: besteirol e conteúdo vazio dos participantes não exigem muito esforço mental do telespectador".

Cobra entrou na casa do "BBB7" após um dos 16 participantes ser expulso devido a sua amizade com um diretor da Globo.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria do "BBB7" informou que não vai comentar o caso. Disse ainda que a "TV Globo não divulgou esse tipo de conteúdo", esquivando-se de responsabilidade por cenas mostradas em outros canais ligados às Organizações Globo, como o Multishow.

O "BBB7" é exibido também em canal de pay-per-view, onde fãs da atração acompanham as cenas da casa, sem cortes nem edição. Segundo a ONG, as cenas foram divulgadas na madrugada da última sexta-feira.

Divulgação
Bancário Fernando Luiz é eleito "muso do BBB7" por site gay
Bancário Fernando Luiz é eleito "muso do BBB7" por site gay
Participante sem inscrição

A seleção do elenco do "BBB7" já gerou outras polêmicas. O participante Fernando Luiz, 23, foi escolhido mesmo sem ter feito inscrição. O bancário de Osasco (Grande SP) estava em uma casa noturna e recebeu um convite de uma pessoa ligada à produção do programa. Em enquete realizada pelo site gay Mix Brasil, Fernando foi escolhido como o mais sexy desta edição do programa. Em segundo lugar, ficou o administrador
Diego Bissolati Gasques, mais conhecido como Alemão. Já Felipe Cobra ficou em penúltimo lugar (7° lugar), à frente apenas de Alberto.

Neste ano, 50 mil se inscreveram com a esperança de participar do reality show. A Globo aproveita esse material em programas com apelo humorístico e em seu serviço de vídeos. Quem se inscreve no programa passa para a Globo os direitos sobre as imagens.

Paredão

Nesta terça-feira, disputam a permanência no programa Daniel e Bruno. O primeiro foi indicado pelo casal de líderes Alan e Flávia no domingo. A justificativa da dupla foi a distância do participante após a saída de Airton e Juliana.

Já Bruno recebeu quatro votos dos companheiros, que o mandaram para o paredão. O único que respirou aliviado foi Alberto, que recebeu a imunidade do anjo Diego. Por meio de um sorteio, Bruno teve o direito de vetar a decisão do anjo, mas não quis exercê-lo.

Na noite de sábado, dois casais se formaram na casa: Fani e Diego; Liane e Daniel. Diego foi o mais indeciso: não sabia se continuava com Fani ou investia suas cantadas em Íris.

Leia mais
  • Em início de competição, BBBs já discutem cachê para posar nus
  • Clima de futilidade impera no "BBB7"
  • Exibicionismo e homossexualidade invadem "Big Brother"
  • Sem cortes da Globo, vídeo de banho nu do "BBB7" cai na web
  • Pulga atrás da orelha afugenta público na estréia do "BBB7"
  • Sem diversidade, "BBB7" vai explorar estética da mulher-objeto
  • Gays americanos se apaixonam por sunga brasileira; leia destaques GLS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página