Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2007 - 20h46

Morre Dr. Oetker, o homem do bolo instantâneo

Publicidade

da Ansa, em Berlim

Morreu hoje aos 90 anos em uma clínica em Hamburgo (norte da Alemanha) o empresário Rudolf August Oetker, conhecido como o "Dr. Oetker".

O anúncio foi feito pelo porta-voz da empresa Dr. Oetker, com sede em Bielefeld, no norte do país. À frente de uma das mais importantes empresas alemãs, famosa por seus bolos instantâneos, doces especiais e fermentos para tortas e pães, Oetker foi um dos protagonistas do renascimento econômico da Alemanha do pós-guerra.

Divulgação
Rudolf August Oetker, inventor do bolo instantâneo, em foto sem data
Rudolf August Oetker, inventor do bolo instantâneo, em foto sem data
Rudolf August Oetker, neto do farmacêutico e fundador da sociedade "Dr. August Oetker", foi trabalhar na empresa aos 25 anos de idade em 1941, quando esta era ainda uma pequena produtora de fermento e outros ingredientes alimentícios. Quando seu padrinho Richard Kaselowsky e uma parte de sua família morreram em 1944 vítimas de bombardeios, teve de assumir sozinho a liderança da empresa.

Em meio século de atividade, Oetker transformou a pequena sociedade de Bielefeld num colosso da indústria alimentícia, que opera em escala global com um faturamento de mais de 7 bilhões de euros.

Em 1981, Rudolf Oetker deixou a direção administrativa da empresa para o filho August, mas se manteve como presidente do conselho do grupo.

Leia mais
  • Criador do miojo e da Nissin morre no Japão aos 96 anos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página