Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2007 - 16h03

Indicado ao Oscar, "A Rainha" sofre "censura culposa" em vôos

Publicidade

da Folha Online

"A Rainha", de Stephen Frears, tem nada menos do que seis indicações ao Oscar --incluindo as categorias de melhor filme, diretor e atriz. Mas a notoriedade da produção britânica nos Estados Unidos não o salvou de uma trapalhada que resultou em uma "censura culposa" (sem intenção).

Divulgação
Atriz Helen Mirren é indicada ao Oscar
Atriz Helen Mirren é indicada ao Oscar
Na versão que é exibida durante os vôos de algumas companhias aéreas, o longa que traz Helen Mirren no papel de Elizabeth 2ª não tem a palavra "Deus" uma única vez sequer. O termo foi cortado durante a edição realizada por um funcionário da distribuidora Jaguar, que seleciona os filmes para a Delta Airlines, a Air New Zealand e outras companhias.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, tudo não passou de um mal-entendido. O funcionário da empresa californiana tinha a ordem para excluir do longa tudo o que pudesse ser considerado blasfêmia. Em vez de cortar as declarações contra Deus, ele cortou a palavra "Deus".

O filme chegou às companhias neste mês. Quem assiste à produção escuta um longo bip no lugar de "Deus", mesmo em expressões inofensivas como "Deus te abençoe". No total, sete menções foram editadas.

O funcionário da Jaguar continua trabalhando normalmente. A Miramax, que détem os direitos de distribuição do filme, não comentou o assunto.

Leia mais
  • Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2007
  • Assista aos trailers dos indicados ao 79º Oscar
  • Dreamgirls" e "Babel" lideram indicações ao Oscar 2007
  • Indicados comemoram presença de mexicanos no Oscar
  • Ex-vice-presidente dos EUA concorre ao Oscar com documentário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  • Con o especial sobre o Oscar 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página