Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2007 - 15h15

Prestar atenção à moda rende frutos no trabalho, dizem especialistas

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, Nova York

Vestir-se melhor pode aumentar a produtividade e as chances de promoção no trabalho, revelam pesquisas de consultorias e especialistas do setor.

Uma pesquisa realizada pelo serviço de colocação de funcionários administrativos OfficeTeam, de Menlo Park (Califórnia), revelou que mais de 90% dos gerentes entrevistados afirmaram que o estilo de uma pessoa influencia suas chances de promoção.

Um terço afirma que a maneira como o funcionário se veste desempenha um papel importante em suas perspectivas profissionais. "Em termos do local de trabalho, eu digo sempre: 'Vista-se não para o emprego que você tem, mas para aquele que almeja'", disse James Aguiar, co-apresentador do programa Full Frontal Fashion, exibido no VOOM HD, um grupo de canais de TV de alta definição.

De acordo com três quartos dos entrevistados de uma pesquisa feita pela WorkPlace Media, de Mentor (Ohio) vestir-se com elegância para o trabalho aumenta a produtividade dos funcionários.

Robert Burke, da Robert Burke Associates, uma consultoria de luxo, disse que as pessoas andam se vestindo com mais rigor: "Houve tempos em que era moda ser rebelde e as pessoas se vestiam mal de propósito", disse ele. "Era considerado mais 'intelectual' vestir-se com simplicidade. Mas hoje vemos mais pessoas se vestindo como profissionais."

A estilista Tracy Reese, que exibiu sua coleção de outono no domingo, disse que hoje as mulheres têm mais liberdade para vestir-se como gostam no trabalho. "Hoje as mulheres exercem poder e podem ir trabalhar de vestido. Não é mais obrigatório usar algum terninho chato. Acho que conquistamos nosso espaço. Hoje, ir ao trabalho parecendo mulher é uma coisa bem aceita", disse Reese.

Entrevistada pela Reuters, a estilista Julie Chaiken, que também se apresenta na Semana de Moda de Nova York nesta terça-feira, contou que quando era jovem e trabalhava em Nova York, usava terninho todos os dias no trabalho porque eu não pretendia ser secretária para sempre. "Algumas das outras assistentes me olhavam com desconfiança, mas eu queria progredir. Para isso, uma das coisas necessárias era me vestir para conquistar o respeito que me possibilitaria avançar."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre moda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página