Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2007 - 03h44

Dixie Chicks são as grandes vencedoras do 49º Grammy

Publicidade

da Folha Online
da Efe, em Los Angeles

O trio feminino Dixie Chicks foi o grande vencedor da 49ª edição do Grammy neste domingo, ao conquistar cinco prêmios, três deles nas principais categorias: melhor gravação do ano e melhor canção, com "Not Ready to Make Nice", além de melhor álbum, com "Taking the Long Way".

A vitória do grupo juntou-se aos prêmios recebidos como melhor álbum de música country e melhor interpretação de um grupo neste estilo.

Kevork Djansezian/AP
As Dixie Chicks ganharam cinco Grammys
As Dixie Chicks ganharam cinco Grammys
As Chicks haviam caído no ostracismo após atacar o presidente George W. Bush, em 2003. A ressurreição do grupo coincide o pior momento político do presidente, obrigado a conviver com um Legislativo dominado pela oposição democrata e com pesquisas de opinião que lhe dão as piores avaliações da sua gestão.

"Acho que hoje o povo usou de sua liberdade de expressão", disse a emocionada vocalista Natalie Maines, centro da controvérsia envolvendo o governante americano em 2003.

Três anos atrás, durante um show em Londres, Maines disse à platéia que o grupo se sentia envergonhado pelo fato de Bush "também ser texano".

Os comentários ofenceram fãs do country, que boicotaram o trio em shows e emissoras de rádio.

As Dixie Chicks então deram as costas para o country e começaram a compor músicas inspiradas no rock californiano e no rap.

Lançado no ano passado, o documentário "Dixie Chicks: Shut Up And Sing" ("Dixie Chicks: Calem a boca e cantem"), dirigido por Barbara Kopple e Cecilia Peck, conta a história da perseguição sofrida pelas artistas após as declarações.

Police

Os californianos do Red Hot Chili Peppers conquistaram quatro prêmios com o disco duplo "Stadium Arcadium".

Entre eles, o grupo recebeu as estatuetas de melhor canção de rock e melhor interpretação de um grupo de rock, por "Dani California".

Mario Anzuoni/Reuters
Mary J. Blige exibe seus Grammys<BR>
Mary J. Blige exibe seus Grammys
O grupo recebeu também o prêmio de melhor álbum de rock, com "Stadium Arcadium", e de melhor capa para a edição especial de um álbum.

A grande favorita da festa, a cantora Mary J. Blige, indicada a oito prêmios, recebeu o Grammy de melhor álbum de R&B, com "The Breakthrough", melhor interpretação neste estilo musical e melhor canção de R&B, com "Be Without You".

"Durante tantos anos escutei tantas coisas negativas. Mas nesta ocasião escutei muitas coisas positivas de tanta gente", comentou emocionada.

Outra das vencedoras da noite foi a ex-ganhadora do show de calouros "American Idol" Carrie Underwood, que recebeu os prêmios de revelação e melhor interpretação "country" feminina.

Apesar de o Grammy deste ano ter sido marcado pelo destaque aos jovens artistas, a cerimônia foi marcada pela volta de um grande grupo de rock do passado.

Leia mais
  • Confira a lista de vencedores do 49º Grammy

    Especial
  • Confi a galeria de imagens do 49º Grammy
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grammy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página