Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2007 - 09h23

Comédia de ação "Operação Limpeza" é diversão simples e rasa

Publicidade

CHRISTIAN PETERMANN
do Guia da Folha

A comédia de ação "Operação Limpeza", de Les Mayfield, não tem nenhuma ambição além do puro entretenimento. A maior exigência para o desfrute da obra é tolerar a presença central pouco inspirada de Cedric The Entertainer. Figura popular na TV americana, ele é ator de, entre outros, "Be Cool - O Outro Nome do Jogo" (05) e dublador em desenhos como "A Era do Gelo", mas aqui está apagado. Felizmente, este é o ponto baixo do filme.

Divulgação
Cedric estrela "Operação Limpeza"
Cedric estrela "Operação Limpeza"
A premissa do roteiro é semelhante à de "A Identidade Bourne": homem acorda no quarto de um hotel de luxo, sem memória e com um agente do FBI morto ao seu lado. Esse homem é Jake Rodgers (Cedric), que passa a viver a maior aventura de sua vida, cada vez mais convicto de que é um agente especial. Em flashes de memória, ele se vê num campo de batalha, como líder de tropa.

O longa ganha cor especial com as presenças femininas. Primeiro entra em cena Nicolette Sheridan ("Desperate Housewives"), idealmente canastrona como a suposta esposa de Rodgers. O filme realmente engata melhor quando surge Lucy Liu ("As Panteras") como a suposta amante, a garçonete Gina. Ela repete traços de outros personagens seus, mas o faz com irresistível graça.

O diretor Les Mayfield, de má fama com títulos como "O Cara" (05) e "Flubber" (97), conseguiu ao menos imprimir bom e incessante ritmo. O filme tem poucas paradas, mas também nenhuma grande cena de ação. Há até um irresponsável (em tempos de paranóia extrema) tiroteio em espaço público, tudo em nome do puro efeito.

O grande problema do filme é que, por sua simplicidade e modéstia, se torna um excelente candidato para aluguel de DVD. Ao preço atual do cinema, uma ida em grupo não atende aqui ao quesito custo/benefício.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Cedric The Entertainer
  • Veja a cobertura completa do Oscar 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página