Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2007 - 10h57

Mostra no CCBB-SP exibe filmes inéditos de Fassbinder

Publicidade

SÉRGIO RIZZO
do Guia da Folha

O intenso ritmo de trabalho e a entrega a outros prazeres mantinham o alemão Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) acordado durante dias sem descanso. A opção o levou cedo, mas possibilitou que o diretor assinasse 43 filmes em um período de 13 anos, uma das obras mais originais e significativas no cinema ocidental do pós-guerra.

A retrospectiva "Fassbinder, um Anarquista Romântico", em cartaz no CCBB a partir de quarta-feira, dia 28, exibirá 15 longas (três deles em DVD e os demais em 16 mm). Em 2001, a Sala Cinemateca promoveu ciclo um pouco mais amplo, com 17 longas, os 14 episódios da minissérie de TV "Berlin Alexanderplatz" (80) e dois documentários sobre o cineasta.

"Martha" (73) e os cinco títulos mais recentes da seleção --"O Casamento de Maria Braun" (78), "Lili Marlene" (80), "Lola" (81), "O Desespero de Veronika Voss" (82) e "Querelle" (82)-- estão disponíveis em DVD no Brasil. A atenção se concentra, portanto, nos outros nove longas, alguns dos quais inéditos comercialmente no país.

"O Amor é Mais Frio que a Morte" (69), "O Machão" (69) e "Precauções Diante de uma Prostituta Santa" (70) representam sua primeira fase, composta no total por nove títulos que, segundo o cineasta, "foram feitos por alguém que pôs ali sua sensibilidade, sua agressividade e seu medo". Fassbinder os considerava "muito elitistas e muito privados, feitos para mim e para meus amigos".

Em "O Soldado Americano" (70), já com "um método narrativo mais concreto e profissional", ele inseriu referências a filmes franceses de gângster, bem como aos norte-americanos Raoul Walsh e John Huston. "Assado Satânico" (76) e "Num Ano de 13 Luas" (78) são outras raridades a destacar.

Fassbinder, um Anarquista Romântico
Quando: quarta (28) e quinta (1º)
Onde: CCBB-SP (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11 3113-3651)
Quanto: R$ 4 (sessões em DVD e Beta têm entrada gratuita)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fassbinder
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página