Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2007 - 12h31

Prêmio César do cinema francês tem três favoritos e duelo hispânico

Publicidade

da Efe, em Paris

Os filmes "Dias de Glória", "Ne le Dis à Personne" e "Lady Chatterley" despontam como os favoritos da 32ª edição do prêmio César do cinema francês (www.lescesarducinema.com), que acontece hoje, na qual "Volver" e "Babel" protagonizam um duelo hispânico pelo prêmio de melhor filme estrangeiro.

A festa anual do cinema francês, cuja apresentadora será Valérie Mercier, indicada ao César de melhor atriz coadjuvante por "Um Lugar na Platéia", homenageia o lendário ator Philippe Noiret, que morreu no ano passado.

Andrea Comas/Reuters
Diretor espanhol de "Volver", Pedro Almodovar
Diretor espanhol de "Volver", Pedro Almodovar
A cerimônia no Teatro Chatelet é celebrada em um bom momento do cinema francês, e resiste às investidas de Hollywood: no ano passado, sete dos filmes mais vistos na França foram produções nacionais.

Cinco filmes concorrem ao César de melhor filme. Entre eles, "Dias de Glória", de Rachid Bouchareb (que também disputa o Oscar, mas sob nacionalidade argelina); "Ne le Dis à Personne", de Guillaume Canet; e "Lady Chatterley", de Pascale Ferran, despontam como grandes favoritos. Cada um dos três foi indicado em nove categorias.

O diretor espanhol Pedro Almodóvar, que concorre ao prêmio de melhor filme estrangeiro com "Volver", deve ir à cerimônia, que começa às 21h (18h de Brasília). Seu colega mexicano, Alejandro González Iñárritu, estará em Hollywood, onde "Babel" disputa sete Oscar neste domingo.

Divulgação
Longa "Babel" tem sete indicações ao Oscar
Longa "Babel" tem sete indicações ao Oscar
Os dois cineastas enfrentam rivais de peso na disputa pelo prêmio de melhor filme estrangeiro: o bem-sucedido "A Rainha", do britânico Stephen Frears; "O Segredo de Brokeback Mountain", do taiuanês Ang Lee; e "Pequena Miss Sunshine", dos americanos Jonathan Dayton e Valerie Faris.

Almodóvar, que em 1999 recebeu um César honorífico, já levou o prêmio do cinema francês para melhor filme estrangeiro ou europeu por três de seus filmes: "De Salto Alto", "Tudo Sobre Minha Mãe" e "Fale com Ela".

Apesar de González Iñarritu nunca ter ganhado um César, recebeu o prêmio de melhor direção por "Babel" no último festival de Cannes, onde "Volver" ficou com os prêmios nas categorias de melhor roteiro e atriz.

Das favoritas francesas, "Dias de Glória", premiado pela melhor atuação masculina em Cannes e que obteve a maior bilheteria das três, conta a história dos soldados das colônias francesas que lutaram pela França na Segunda Guerra Mundial. O filme estimulou o governo francês a decidir equiparar, a partir deste ano, as pensões militares desses ex-combatentes às de seus colegas franceses, colocando fim a décadas de injustiça.

Divulgação
"A Rainha" é estrelado por Helen Mirren
"A Rainha" é estrelado por Helen Mirren
"Ne le Dis à Personne", do jovem Canet, conta com os atores François Cluzet, André Dussolier e Nathalie Baye, enquanto "Lady Chatterley", adaptação do famoso livro de D.H. Lawrence, está entre os favoritos e ganhou o prêmio Louis-Delluc.

As outras duas candidatas ao prêmio de melhor filme são "Je Vais Bien, ne t'en Fais Pas", de Philippe Loiret, e "Quando eu Era Cantor", de Xavier Giannoli.

O veterano Gérard Depardieu concorre ao César de melhor ator por sua interpretação neste último filme, sobre um cantor de festas populares.

A jovem Cécile de France é candidata ao prêmio de melhor atriz por dois filmes: "Um Lugar na Platéia" e "Quando Eu Era Cantor".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prêmio César
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página