Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2007 - 19h44

É Tudo Verdade seleciona filme sobre Maria Bethânia; veja lista

Publicidade

da Folha Online

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, que acontece de 22 de março a 1º de abril de 2007 em São Paulo e no Rio, com itinerâncias em Brasília, Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), divulgou nesta terça os filmes selecionados para 2007.

Divulgação
Maria Bethânia conversa com sua mãe, dona Canô, e Caetano Veloso em gravação
Maria Bethânia conversa com sua mãe, dona Canô, e Caetano Veloso em gravação
Ao todo, sete títulos inéditos --dentre 132 inscritos-- foram selecionados para a competição brasileira de longas e médias-metragens e concorrem a um prêmio de R$ 100 mil. Entre eles está "Maria Bethânia - Pedrinha de Aruanda", dirigido por Andrucha Waddington, que registra um pouco a privacidade da cantora baiana, em cenas familiares e conversas com amigos.

Dois filmes focalizam questões da cidade de São Paulo. "Elevado 3.5", de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, retrata um marco urbano, o Minhocão, e seus personagens. Já "Construção", de Cristiano Burlan, contempla o cotidiano de trabalhadores da construção civil.

Divulgação
Cena de "Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo, um dos selecionados
Cena de "Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo, um dos selecionados
A experimentação está também na base dos seis episódios reunidos em "Descaminhos", de oito autores. O filme propõe uma viagem antropológica, entre paisagens naturais e urbanas, que retrata a vida de comunidades, tendo como eixo a linha de trem.

Dentre os três retratos que compõem a seleção, além de "Maria Bethânia" há "O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado", de José Mariani, título homônimo dos sete ensaios feitos pelo intelectual sobre a formação do Brasil; e "Lutzenberger: For Ever Gaia", de Frank Coe e Otto Guerra, em que o desenvolvimento é visto a partir da ótica ambientalista na obra do ecologista José Lutzenberger.

Divulgação
Cena de "Lutzenberger: For Ever Gaia"
Cena de "Lutzenberger: For Ever Gaia"
O documentarismo investigativo é representado na disputa por "Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo, uma visão panorâmica da história da Amazônia desde a década de 70 até os dias atuais.

Paralelos

Oito produções de quatro Estados participam da competição brasileira de curtas-metragens. Os selecionados são: "Capistrano no Quilo", de Firmino Holanda (CE); "O Desafio de Zezão", de Patrícia Cornils (SP); "Hibakusha: Herdeiros Atômicos no Brasil", de Maurício Kinoshita (SP); "O Homem da Árvore", de Paula Mercedes (SP); "Porto Alegre de Quintana", de Fabiano de Souza e Gilson Vargas (RS); "Resistir", de Caco Souza (SP); "Stela do Patrocínio - A Mulher que Falava Coisas", de Marcio de Andrade (RJ); e "Um Bom Negócio", de Eduardo Duwe (SP).

Além destes, 11 produções brasileiras foram selecionadas para mostras informativas do festival. Uma das produções é "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba", de Thomaz Farkas e Ricardo Dias.

Os outros selecionados são:

Hors Concours
- "O Engenho de Zé Lins", de Vladimir Carvalho (RJ)

Sessões Especiais
- "Handerson e as Horas", de Kiko Goifman (SP)
- "Histórias do Rio Negro", de Luciano Cury (SP)
- "O Mundo em Duas Voltas", de David Schürmann (SP)
- "Sempre no Meu Coração", de Andrea Pasquini (SP)

O Estado das Coisas
- "De Tempos em Tempos', de Ana Johann (PR)
- "Hércules 56", de Silvio Da-rin (RJ)
- "KollaSuyo - A Guerra do Gás, de Pedro Dantas" (Potosí/La Paz/El Alto/SP)
- "Meu Primeiro Contato", de Mari Corrêa e Kumaré Ikpeng (PE)
- "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba", de Thomaz Farkas e Ricardo Dias (SP)

Foco Latino Americano
- "Caroneiros", de Martina Rupp (RJ)

Leia mais
  • Festival CineEsquemaNovo 2007 abre inscrições

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o festival É Tudo Verdade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página