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05/03/2007 - 18h12

Parlamentar italiana quer corrigir comercial da Dolce & Gabbana

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da Ansa, em Roma
com Folha Online

A campanha publicitária da Dolce & Gabbana que faz alusão a um estupro poderia ser veiculada sem problemas se viesse acompanhada da advertência: "Isto é violência, não pode se tornar um hábito".

A proposta para o comercial que mostra um mulher segurada à força pelos punhos por um homem, enquanto outros jovens seminus olham impassíveis, foi lançada hoje pela parlamentar Franca Chiaromonte, da Coalizão Oliveira.

Divulgação
Espanha considerou campanha (foto) da grife Dolce & Gabbana "ofensiva" às mulheres
Espanha considerou campanha (foto) da grife Dolce & Gabbana "ofensiva" às mulheres
"Muitos homens praticam violência contra as mulheres: é um fato. Mas não se pode exigir que um comercial seja forçado a ser respeitoso. Não me surpreende, mesmo como parlamentar, que um comercial seja feito para surpreender. O problema é que esse comercial alude à violência sexual. E ultimamente a violência contra as mulheres tem aumentado muito. É um fenômeno quase rotineiro, é tão impactante que acaba virando publicidade", disse Franca.

"Como mulher e acima de tudo uma legisladora, sinto-me obrigada, ainda mais na semana do 8 de março [Dia Internacional da Mulher], a reafirmar a importância das instituições manterem a atenção sobre o problema: assim podemos ajuar a defender as mulheres das violências que enfrentam no dia a dia", disse Franca.

Há duas semanas, a grife italiana declarou que a Espanha era "atrasada" após o país exigir a retirada da campanha publicitária dos jornais. O Ministério do Trabalho e das Questões Sociais espanhol classificou o anúncio de "ilegal e humilhante" às mulheres.

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