Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 12h01

DreamWorks prepara filme sobre as aventuras de Tintin

Publicidade

da Folha Online
com France Presse, em Bruxelas

O estúdio DreamWorks, criado por Steven Spielberg, começou os preparativos para um filme baseado nas aventuras de Tintin, o famoso herói das histórias criadas pelo belga Hergé. A produção foi anunciada em Bruxelas, pela sociedade Moulinsart, detentora dos direitos comerciais da obra.

"Começamos a negociar com Spielberg há 25 anos. Há três anos, assinamos um contrato com a DreamWorks. Na semana passada, eles decidiram entrar em pré-produção de uma série de filmes de 'Tintin'", contou Nick Rodwell, administrador da Moulinsart.

Reprodução
O repórter aventureiro Tintin foi criado há 78 anos pelo desenhista belga Hergé
O repórter aventureiro Tintin foi criado há 78 anos pelo desenhista belga Hergé
Por enquanto, não se sabe qual das aventuras será primeiramente filmada ou se o filme será uma animação ou terá atores reais. Se for sucesso de bilheteria, porém, a produção, prevista para estrear em 2009 ou 2010, será a primeira de uma série de filmes.

História

Tintim, o mais famoso repórter da história dos quadrinhos mundiais, já rodou o mundo inteiro e até pisou na Lua. Seu criador é o desenhista Georges Rémi (1907-1983), que ficou mundialmente conhecido pelo pseudônimo Hergé, uma declinação das iniciais invertidas de seu nome, RG.

Hergé é, antes de tudo, o próprio Tintin, o famoso aventureiro que nasceu em 1929, junto com seu inseparável cachorrinho Milu, e já estampou as páginas de centenas de jornais pelo mundo.

Apesar de passados 78 anos, a leitura das aventuras de Tintin continua sendo uma iniciação em história contemporânea, entre conflitos o Oriente Médio ("Tintin no País do Ouro Negro") e revoluções latino-americanas ("Tintin na América"). Hergé sempre descreveu em suas tiras o mundo real, sacudido por guerras e crises diplomáticas.

O universo de Tintin se enriqueceu nos anos 40, com a aparição de personagens essenciais para a série: o capitão Haddock, os policiais Dupont e Dupond, a cantora Bianca Castafiore e o professor Girassol.

As aventuras de Tintin já foram traduzidas para 60 idiomas e venderam mais de 200 milhões de exemplares.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Tintin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página