Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2007 - 09h52

Concurso de gastronomia reúne cem genoveses para fazer molho pesto

Publicidade

da Ansa, em Gênova

Cem concorrentes de origem genovesa participarão neste sábado do primeiro Campeonato Mundial de Pesto Genovês, no Palazzo Ducale, em Gênova. O molho pesto será feito com 300 maços de manjericão.

O campeonato, inventado pela Associação PalatiFini e patrocinado pela região da Ligúria, cuja capital é Genova, inclui diversos eventos --entre os quais um congresso sobre degustação de óleo de oliva, a "Semana do Pesto" (em diversos restaurantes da cidade) e uma exposição sobre antigos pilões, com utensílios fornecidos diretamente por tradicionais famílias produtoras do molho e por museus locais.

Os concorrentes vieram dos mais diversos lugares --como Argentina, Alemanha, França e de quase todas as regiões da Itália. Cada concorrente terá a disposição dois maços de manjericão e um pilão. O vencedor será premiado no sábado à tarde com um "Pilão de Ouro" --em referência ao clássico utensílio utilizado na preparação do tradicional pesto genovês.

O concurso, organizado por uma associação que se propõe a divulgar as excelências da tradicional culinária da região da Ligúria, pretende defender e difundir a cultura do verdadeiro pesto genovês: feito com óleo de oliva extra-virgem e pilado manualmente, salientando o caráter internacional do molho. Apenas 17% da produção mundial de pesto é proveniente da Itália.

O primeiro livro com a receita do famoso molho remonta a 1860, quando o pesto ganhou o mundo e se tornou o principal símbolo da cultura de Gênova.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o molho pesto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página