Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2007 - 18h49

Revelação do assassino de Ramalho marca fim de "Bicho do Mato"

Publicidade

JULIANA ALENCAR
do Agora

Depois de 15 dias de suspense, nesta terça-feira, no último capítulo de "Bicho do Mato", finalmente será conhecida a identidade do assassino de Ramalho.

O mistério, que começou no último dia 6, deu um gás na audiência da trama. A morte do vilão mor levou a 14 pontos a média da novela, que patinava na casa dos 11 desde a estréia, em julho do ano passado --"Prova de Amor", a trama antecessora, entregou o horário com 17 pontos de média (leia mais acima).

Em novembro, por causa da audiência abaixo do esperado, a novela foi assumida pelo autor Tiago Santiago, que introduziu mais cenas de ação. Em sua volta à trama, no mês seguinte, a autora Cristianne Fridman apostou no suspense.

"O 'quem matou' é um artifício muito eficiente para segurar a audiência. Como o mistério foi colocado apenas nos últimos capítulos, ele não se esgotou", comenta Maria de Lourdes Motter, coordenadora do Núcleo de Teledramaturgia da USP.

"É uma estratégia que sempre funciona, e os resultados no Ibope comprovam isso", comenta a autora, Cristiane Fridmann.

Para não acabar com o suspense, a novelista escreveu finais diferentes e ainda promete reviravoltas. Quatro atores gravaram seqüências nas quais eram revelados como os autores do crime: Marcos Mion, Ana Beatriz Nogueira, Augusto Vargas e Adriana Garambone, intérpretes de Emílio, Lili, Roberto e Silvia. Em todas as versões, a revelação do assassino precede uma cena de perseguição, quando o criminoso é preso.

Os atores estão empolgados com a possibilidade de serem o assassino de Ramalho. "Emílio tem todos os motivos. O Ramalho matou o seu pai e ele nunca foi propriamente um santo", aposta Marcos Mion. Vargas, que interpreta Roberto, argumenta que o passado desconhecido de seu personagem pode revelar justificativas novas para o crime.

"Ninguém sabe de onde ele veio. A história dele é nebulosa", chuta o ator. Adriana Garambone também aposta na sua personagem. "Queria muito que fosse. Ela é vingativa."

Confira os quatro suspeitos da morte de Ramalho:

Lili (Ana Beatriz Nogueira)
A jornalista foi seqüestrada pelo vilão e tentou fazer com que ele pagasse pelo seus crimes durante toda a novela. Pode ter matado Ramalho por vingança.

Silvia (Adriana Garambone)
Foi usada por Ramalho na época em que era sua comparsa no contrabando de pedras preciosas para o exterior.

Roberto (Augusto Vargas)
Namorado de Lili, pode ter assassinado Ramalho para defendê-la. Seu passado desconhecido, porém, pode encobrir outro motivo mais grave.

Emílio (Marcos Mion)
O playboy teria dois motivos para ter atirado em Ramalho: vingar a morte do pai, Alfredo (Paulo Gorgulho), que foi assassinado pelo vilão, ou a namorada, Silvia.

Leia mais
  • Confira como termina a trama "Bicho do Mato", da Record

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Bicho do Mato"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página