Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 12h24

Wladimir Brichta encena "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" no FTC

Publicidade

CARMEN POMPEU
da Folha Online, em Curitiba

Três dramas são destaques na mostra oficial desta terça-feira (27), no 16º FTC (Festival de Teatro de Curitiba), que prossegue até 1º de abril na capital paranaense.

"O Incrível Menino na Fotografia", uma das estréias do FTC 2007; um monólogo, interpretado pelo ator Eucir de Souza, que conta a história de um atormentado aluno de escola pública, que encontra na história brasileira as razões de sua angústia.

"A Hora e a Vez de Augusto Matraga" traz no elenco o ator Wladimir Brichta e "Mamãe foi pro Alaska - True West", uma adaptação do clássico texto "True West" (Oeste Verdadeiro), de Sam Shepard, o espetáculo propõe uma encenação não-realista.

Divulgação
Ator global Wladimir Brichta está no elenco da peça que homenageia Guimarães Rosa
Ator global Wladimir Brichta está no elenco da peça que homenageia Guimarães Rosa
Dentro das comemorações do centenário de João Guimarães Rosa, "A Hora e Vez de Augusto Matraga" tem como proposta teatralizar o texto original e não transformá-lo para a forma dramática tradicional.

Os diálogos que se formarão na cena, acompanhados por uma linguagem musical inspirada na música regional e folclórica, serão frutos do jogo cênico que a distribuição dinâmica das narrativas acabará por criar.

Narrativa que ganha ainda mais força pela música que já existe intrínseca nas palavras únicas do autor, e pela música presente no ambiente de suas histórias.

Adaptado do clássico texto "True West" (Oeste Verdadeiro), de Sam Shepard, o espetáculo "Mamãe Foi Pro Alaska" propõe uma encenação não-realista, ambientada pelas criações da artista-plástica e cenógrafa Zoé Degani.

Uma viagem surreal pelo universo do autor e um mergulho visual e visceral na obra deste norte-americano, considerado um dos mais importantes dramaturgos da atualidade, são algumas características dessa produção.

A encenação de "O Incrível Menino na Fotografia" é um monólogo, interpretado pelo ator Eucir de Souza, que conta a história de um atormentado aluno de escola pública, que encontra na História brasileira as razões de sua angústia.

Especial
  • Confira a programação do evento
  • Acompanhe a cobertura do 16º Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página