Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2007 - 17h23

Peça baiana "O Contêiner" mescla improvisação com cenografia ousada

Publicidade

CARMEN POMPEU
da Folha Online, em Curitiba

Migração clandestina e a busca de cada um por seus sonhos são os temas abordados no drama "O Contêiner". A peça, escrita pelo angolano José Mena Abrantes, conta em 70 minutos a história de três africanos de diferentes países que tentam a todo custo chegar à Europa. Entram clandestinamente no porão de um cargueiro português e, ao fim da viagem, são descobertos e aprisionados dentro de um contêiner, no convés do navio. O espetáculo é um dos que integram a mostra oficial do 16º FTC (Festival de Teatro de Curitiba). Será exibido, hoje (29), amanhã (30) e sábado, às 20h30, no Barracão.

Divulgação
Do lado de fora do contêiner, improvisos feitos pelos atores da companhia "A Outra"
Do lado de fora do contêiner, improvisos feitos pelos atores da companhia "A Outra"
"O Contêiner" é uma livre adaptação do texto "O Contentor" do autor angolano José Mena Abrantes. Mesclando o texto de Abrantes com cenas improvisadas pelos atores da companhia "A Outra", da Bahia, o espetáculo é também interativo. Do lado de fora do contêiner, diversas cenas - criadas pelo próprio elenco - mostram diferentes histórias de migrantes e fugitivos, em um tom mais leve e bem-humorado, mas não menos cáustico.

Em cena, um enorme contêiner laranja - totalmente fechado e suspenso no meio do palco --serve de cenário para que os artistas contem esta história de fuga e busca por novas perspectivas. Reforçando o discurso do espetáculo, câmeras infravermelhas instaladas dentro do contêiner mostram para o público através de projeções o que acontece lá dentro. É um espetáculo corajoso, com cenografia ousada e que inova na abordagem de um tema tão atual.

"O Contêiner", é fruto de uma longa pesquisa da companhia sobre o tema África contemporânea. O processo de pesquisa e montagem do espetáculo teve início em fevereiro de 2006 e envolveu: leitura e compreensão de diversos textos históricos sobre migração, escravidão no Brasil e colonização da África; pesquisa bibliográfica acerca do tema abordado por Mena Abrantes; aulas ministradas com os professores africanistas Valdemir Zamparoni e Luis Nicolau Pares, do Centro de Estudos Afro-orientais da UFBA; exibição de diversos filmes de cineastas africanos; realização de debates abertos ao público; realização de uma palestra com o tema "Áfricas Contemporâneas: migração e discriminação", novamente com presença do professor-doutor Valdemir Zamparoni.

Por fim, nos meses de julho e agosto, a companhia realizou ainda um ciclo de ensaios abertos seguidos de debates, em que foram mostradas algumas cenas ainda em processo, comentadas por professores de história, geografia e atualidades do ensino médio, universitário e pós-graduação.

O Contêiner
Gênero - drama
Onde - Teatro Barracão (r. Mateus Leme, 2926 - Curitiba)
Quando - de hoje (29) a sábado (31), às 20h30
Ingressos - R$ 26 (inteira) e R$ 13 (meia)

Especial
  • Confira a programação do evento
  • Acompanhe a cobertura do 16º Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página