Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2007 - 08h47

Melhor "estátua humana" do 16º FTC será escolhida no "Fantástico"

Publicidade

CARMEN POMPEU
da Folha Online, em Curitiba

O 16º FTC (Festival de Teatro de Curitiba) se despede neste domingo (1º) com a final da mostra Cidade Viva, o primeiro concurso de estatuísmo promovido no Brasil. De um total de 15 participantes, três finalistas foram escolhidos por votos de um júri técnico, juntamente com mais 80 mil votos populares via internet. Dentre os três --um de Santos e dois de São Paulo--, o grande vencedor será escolhido, por telefone, durante o programa dominical "Fantástico", da Rede Globo.

Divulgação
Rodolfo Fernandez faz estátua viva de Che
Rodolfo Fernandez faz estátua viva de Che
"Che Guevara", "Spinagon" e o "Casal Caipira" são os finalistas. Eles estarão, a partir das 20h, deste domingo, no Largo da Ordem (em frente à Igreja da Ordem), em Curitiba, de onde o concurso será transmitido ao vivo.

O evento, que é um projeto pioneiro do Festival de Teatro de Curitiba - Edição 2007, reuniu 15 artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Paraná e também da Argentina.

Origem

A origem das estátuas vivas está intimamente ligada à origem do teatro como expressão artística. Ou seja, a primeira menção a uma performance do gênero é ligada ao teatro grego (que deu origem ao teatro ocidental).
Divulgação
"Spinagon" também está na final do concurso
"Spinagon" também está na final do concurso


Na Grécia Antiga, para tornar o ator mais visível, eram usados sapatos de plataformas altíssimas, túnicas amplas e máscaras, de tal forma que, quando permaneciam parados por muito tempo, também representavam estátuas.

Já em Roma, por questões políticas, os espetáculos teatrais eram permitidos apenas através da mímica - sentimentos e idéias deveriam ser exprimidos através de gestos e expressão corporal. Os mímicos improvisavam em praças públicas e lugares ao ar livre, para fazer críticas ao governo.
Divulgação
Marcello Zago e Eny encarnam um casal caipira
Marcello Zago e Eny encarnam um casal caipira


Tempos depois, na Europa, nasceram as estátuas vivas como as conhecemos atualmente, seres humanos que passavam a se produzir como réplicas para criar um atrativo e meio de vida nas ruas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, deu-se o nascimento dos manequins vivos, variação das estátuas vivas que são usados como atrativos do comércio em vitrines das lojas de forma diferente.

A jornalista viajou a convite do FTC

Especial
  • Acompanhe a cobertura do 16º Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página