Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2007 - 10h17

Com prêmios em dinheiro, programas matinais brigam por audiência

Publicidade

ALESSANDRO REIS
JULIANA ALENCAR
KÁTIA NOGUEIRA DE MELLO
do Agora

Dar dinheiro ao telespectador virou arma na briga pela audiência nas manhãs da TV. Na terça, um dia após Ana Maria Braga, apresentadora do programa "Mais Você" (Globo), anunciar o quadro "Big Chance", com prêmios para o telespectador que variam de R$ 2.000 a R$ 50 mil, a Record deu um troco milionário: uma nova brincadeira, que estréia na próxima segunda, dia 16, promete premiar o público do "Hoje em Dia" com até R$ 1 milhão. Coincidência ou não, a quantia inicial que deverá ser dada ao vencedor do jogo será de R$ 50 mil.

No jogo, ainda sem nome, os apresentadores, Ana Hickmann, Britto Jr. e Edu Guedes, representarão telespectadores em jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. A cada dia, um tema diferente será dado. Só na pergunta final, que vale o prêmio, o participante, por telefone, poderá ajudar.

Divulgação
"Mais Você" (Globo), de Ana Maria Braga (foto), anuncia "Big Chance"
"Mais Você" (Globo), de Ana Maria Braga (foto), anuncia "Big Chance"
A regra, segundo o diretor-geral do programa, Vildomar Batista, impede "marmelada". "É o participante, de casa, que dará a resposta na rodada decisiva", afirma ele. "Premiar os telespectadores é uma tradição do programa desde sua estréia. Esta é a quarta versão de brincadeira premiada que fazemos", diz Batista.

Antes de anunciar o jogo milionário, o quadro "O Segredo do Cofre" foi o mais bem-sucedido do gênero, premiando um participante com quase R$ 32 mil. Segundo a Record, os telefones do programa chegaram a receber quase 2 milhões de ligações de telespectadores --em 24 horas-- querendo dar seus palpites.

"É um sucesso que foi consagrado pelo público. Ficamos satisfeitos em saber que o concorrente mexeu no programa e vai voltar a dar quantias em dinheiro por nossa causa", alfineta Batista, que nega revanchismo. "Estamos superando a nós mesmos. É uma das nossas armas para consolidar a liderança."

Divulgação
Rede Record estréia na próxima segunda-feira "Hoje em Dia" que promete premiar público
Rede Record estréia na próxima segunda-feira "Hoje em Dia" que promete premiar público
O "Mais Você", que vai ao ar entre 8h05 e 9h20 e briga durante 50 minutos com o "Hoje em Dia", que começa às 8h30, anunciou anteontem, além do "Big Chance", uma série de mudanças na programação, priorizando maior interatividade com o público (ver quadro).

A tática aparece no momento em que o tradicional líder de audiência no horário está perdendo público para o concorrente, que se consolidou em segundo lugar durante os últimos meses, batendo o SBT e até ultrapassando a atração de Ana Maria Braga em alguns momentos.

Para Britto Jr, a disputa entre os programas é saudável. "O jogo é só mais um quadro do programa, que se preocupa em fazer bom jornalismo, entretenimento e prestação de serviços", defende. Apesar de o apresentador tentar minimizar a importância do game para a audiência, os números do Ibope não mentem: após estrear com 3 pontos de média em agosto de 2005, o programa saltou para 6 pontos em outubro passado, justamente quando tiveram início os prêmios.

Cacá Silveira, diretor-geral do "Mais Você", não foi localizado pela reportagem para comentar o fato de a Record, um dia após a Globo anunciar a reformulação, ter elevado seu prêmio.

Na entrevista que concedeu para falar das mudanças em seu programa, Ana Maria Braga se disse tranqüila em relação à concorrência, embora tenha admitido que queria fazer reformulações, que incluíram uma troca de cenário, maior participação do público, mais prestação de serviço e a retomada da apresentação ao vivo (ela estava intercalando edições gravadas com ao vivo).

"Eu estava quieta com o formato antigo. Sobre reencontrar o público, a gente vinha pensando nisso desde o ano passado, mas ainda não tinha achado a fórmula ideal", afirma.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ana Maria Braga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página