Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 08h55

Mikhail Gorbachev pede criação de TV russa independente

Publicidade

da France Presse, em Moscou

O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev defendeu na última quinta-feira a criação de uma emissora de televisão independente na Rússia para encorajar a democracia e a liberdade de imprensa no país, noticiou a agência Ria Novosti.

Divulgação
Mikhail Gorbachev pede criação de televisão russa independente
Mikhail Gorbachev pede criação de televisão russa independente
"Acho que há um problema com a liberdade de imprensa na Rússia", disse Gorbachev, citado pela agência. "A atenção da imprensa tem sido desviada de problemas importantes", acrescentou.

Falando em um fórum russo-germânico em Kaliningrado, o ex-presidente disse que ele e outros propuseram a criação de uma emissora de televisão independente. "Sem democracia e sem liberdade de imprensa, os cidadãos não serão capazes de entender tudo o que está acontecendo com o país", afirmou.

Gorbachev detinha ações da Novaja Gazeta, jornal onde trabalhava a morta jornalista investigativa e crítica do governo Anna Politkovskaya.

Em outubro passado, Politkovskaya foi assassinada a tiros no prédio onde morava. A morte, apontada como uma execução, foi denominada por Gorbachev de "homicídio político".

Seu assassinato despertou temor sobre a liberdade de imprensa na Rússia, onde pelo menos 42 jornalistas foram mortos desde o colapso da União Soviética, em 1991, e resultou em duras críticas ao presidente russo, Vladimir Putin.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre televisão independente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página