Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 11h16

Paulo Autran permanece internado com infecção em SP

Publicidade

da Folha Online

O ator Paulo Autran, 84, permanece internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com um quadro de infecção. O artista deu entrada no local ontem, pouco depois das 22h.

Autran está sob os cuidados do médico Drauzio Varella. O boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira informa que ele se encontra em recuperação e seu estado de saúde é bom.

Flávio Florido/Folha Imagem
Paulo Autran durante ensaios de "O Avarento"
Paulo Autran durante ensaios de "O Avarento"
A nota, assinada pelos médicos Maurício Ceschin, superintendente corporativo, e Manoel Peres, diretor técnico hospitalar, não dá detalhes sobre o problema que acometeu o ator --afirma apenas que ele foi internado "devido a um processo infeccioso".

Autran não se apresentou ontem no teatro Cultura Artística, na Consolação (região central de SP), onde está em cartaz com a peça "O Avarento", de Molière. O espetáculo é o 90º da carreira do ator, que já dura 60 anos --incluindo-se os dois da fase amadora.

Nascido no Rio de Janeiro e formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo) em 1945, Paulo Autran chegou a abrir um escritório antes de assumir a carreira artística. Ele estreou em um palco (ainda amador) em 1947.

Jefferson Coppola/Folha Imagem
Autran participou de sabatina
Autran participou de sabatina
Em 1967, fez seu trabalho mais substancial para o cinema, "Terra em Transe", de Glauber Rocha. Esteve em filmes como " País dos Tenentes" (1987), de João Batista de Andrade e, recentemente, integrou os elencos dos filmes "A Máquina" (2005) e "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2006).

Seu último trabalho na TV foi na minissérie "Hilda Furacão" (1998), da Globo. Entre seus trabalhos nesse veículo se destacam "Pai Herói" (1979), "Guerra dos Sexos" (1983), "Sassaricando" (1987) e "Brasileiras e Brasileiros" (1990).

Mas seu currículo mais extenso vem mesmo dos palcos. "Otelo", "Antígone", "My Fair Lady", "Liberdade, Liberdade", "A Morte do Caixeiro Viajante", "Visitando o Sr. Green" e "Adivinhe quem Vem para Rezar" estão entre seus sucessos no teatro.

Em sabatina realizada pela Folha em novembro de 2005, Autran lembrou momentos insólitos de sua trajetória, quando como cuspiu em Paulo Francis (1930-1997), então crítico de teatro, em defesa da amiga Tônia Carrero.

"Juntei bastante cuspe e cuspi com prazer", recorda ele. Em outra oportunidade, tentou dar um soco no crítico pelo mesmo motivo, mas não foi muito bem-sucedido. "Nunca havia dado um soco em ninguém. É difícil, sabe? O corpo se contrai, o braço fica sem força" revelou, bem-humorado.

Leia mais
  • Paulo Autran é internado em hospital em São Paulo
  • Em sabatina, Autran critica Gilberto Gil
  • "Me enganei com Paulo Vilhena", diz Autran
  • Confira os principais momentos da sabatina com Paulo Autran
  • Cuspi com prazer em Paulo Francis, diz Autran
  • Crise é benéfica ao teatro, diz Autran

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Autran
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página