Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2007 - 07h00

Folha lança coleção de livros sobre mestres da pintura

Publicidade

da Folha Online

A Folha lança hoje os dois primeiros volumes da coleção "Grandes Mestres da Pintura", dedicados a Van Gogh e Cézanne.

Paul Cézanne (1839 1906) é considerado o pai da modernidade por adiantar em sua obra marcas que artistas só no século 20 desenvolveriam plenamente. O volume dedicado a ele exibe, na seção Galeria, 28 pinturas do artista. Quatro delas são do Masp: "Negro Cipião", "Paul Aléxis Lê um manuscrito a Zola", "Rochas em L'Estaque" e "A Senhora Cézanne com Vestido Vermelho".

Divulgação
"Grandes Mestres da Pintura" terá um novo título a cada domingo
"Grandes Mestres da Pintura" terá um novo título a cada domingo
Já o volume de dedicado ao holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) apresenta uma galeria em que se analisam trabalhos como "A noite estrelada", uma de suas obras-primas, pertencente ao de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Alguns dos conhecidos estereótipos sobre a figura do artista como um ser incompreendido, deslocado e louco são baseados na biografia do holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), graças à sua peculiar história e seu controverso comportamento, que culminou com o suicídio, aos 37 anos.

"Com esta coleção colocamos ao acesso do grande público um conteúdo excepcional sobre a evolução da pintura (uma das vertentes mais expressivas da arte) nos últimos 500 anos, através dos pintores mais representativos deste período", diz Murilo Bussab, diretor de Circulação da Folha.

Com exceção do próximo domingo, quando serão lançados dois volumes juntos, no sistema "leve dois e pague um", a cada domingo um novo título chegará às bancas. Os livros poderão ser comprados avulsos, em lotes ou a coleção completa por assinantes ou não-assinantes.

"Tivemos uma grande preocupação com a qualidade do material, tomando cuidados que vão desde a importação de papel especial da Finlândia até a inovação no design das capas", afirma Bussab

Além de Van Gogh e Cézanne, a coleção traz livros sobre Leonardo da Vinci, Monet, Goya, Picasso, Velázquez, Matisse, Michelangelo, Gauguin, Miró, Caravaggio, Dalí, Delacroix, Munch, Renoir, Rembrandt, Kandinsky, Degas, Klimt.

Saiba mais

Cada livro da coleção é composto por 96 páginas. A impressão (24 x 28,5 cm), em capa dura, conta com imagem de uma obra na capa e outra na contra capa.

Os livros são divididos em cinco partes: Abertura (aspectos essenciais do artista); O Pintor e Sua Época (linha cronológica da vida e da obra, com reproduções e fotos); Biografia (vida do pintor e sua criação; também ricamente ilustrado); Galeria (comentário das principais pinturas); Informação Prática (localização dos museus e endereços eletrônicos relacionados ao conteúdo).

Mais informações sobre a coleção estão no site www.folha.com.br/mestres. Para assistir aos vídeos da campanha "Grandes Mestres da Pintura", clique aqui.

Leia mais
  • Da Vinci é o próximo livro da coleção
  • Van Gogh e Cézanne abrem série de artistas

    Especial
  • Adquira a coleção Grandes Mestres da Pintura
  • Leia o que já foi publicado sobre artes plásticas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página