Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2007 - 09h50

"The Wall Street Journal" leva dois prêmios Pulitzer; confira ganhadores

Publicidade

da Efe, em Nova York

O jornal financeiro "The Wall Street Journal" recebeu este ano um prêmio Pulitzer por sua investigação sobre opções de ações concedidas a executivos e outro por suas reportagens sobre o capitalismo na China, informou na última segunda-feira a Universidade de Columbia.

A lista de vencedores do Pulitzer --que além do trabalho jornalístico premia atividades literárias, teatrais e musicais-- inclui uma menção especial ao escritor Ray Bradbury, por sua influência como escritor de ficção científica, e ao compositor e intérprete de jazz John Coltrane, por sua contribuição ao gênero musical.

AP
Paul Steiger (esq), do "The Wall Street Journal" comemora com champanhe prêmio Pulitzer
Paul Steiger (esq), do "The Wall Street Journal" comemora com champanhe prêmio Pulitzer
O jornal conquistou o Pulitzer de serviço público por "sua criativa e ampla investigação" sobre concessões de opções de ações a executivos no ano passado. A série provocou demissões de importantes diretores de empresas e uma mudança de atuação no âmbito corporativo nos Estados Unidos, ressalta um comunicado da universidade.

O jornal premiado na categoria de serviço público recebe uma medalha de ouro. Os outros vencedores ganham um certificado e um prêmio de US$ 10 mil.

O "WSJ" levou ainda o Pulitzer de informação internacional pelas "informações sobre os efeitos adversos do capitalismo da China em aspectos que vão desde as desigualdades à poluição", explicou a Universidade de Columbia, que administra o prêmio.

Na seção de notícias ("breaking news"), o Pulitzer foi para o jornal "The Oregonian", de Portland (Oregon), por suas informações tanto na edição impressa quanto na internet sobre a tragédia de uma família desaparecida nas montanhas do Estado, no noroeste dos EUA.

AP/Oded Balilty
Judia briga contra oficiais de segurança em Israel, por Oded Balilty, vencedor do Pulitzer
Judia briga contra oficiais de segurança em Israel, por Oded Balilty, vencedor do Pulitzer
Brett Blackledge, do jornal "The Birminghan News", ganhou o Pulitzer de jornalismo investigativo por seus trabalhos sobre a corrupção no sistema de educação universitária no Alabama.

Profissionais dos jornais "Los Angeles Times", "The Miami Herald" e "The Boston Globe" foram premiados nas categorias informação, local e nacional, respectivamente.

Andrea Elliot, do jornal "The New York Times", foi premiada pela qualidade de seu texto numa série de reportagens sobre imigrantes muçulmanos nos EUA. Cynthia Tucker foi premiada por suas colunas publicadas pelo "Atlanta Journal-Constitution".

A junta editorial do nova-iorquino "Daily News" foi premiada pelos editoriais a favor de trabalhadores da "zona zero" afetados por problemas de saúde que não foram atendidos de forma adequada pelas autoridades municipais e federais.

Na seção de fotografia de atualidade o premiado foi Oded Balilty, da agência "Associated Press", por sua imagem de uma mulher judia sozinha desafiando as forças de segurança israelenses que expulsavam colonos ilegais da Cisjordânia.

Renee C. Byer/AP
Vencedora do prêmio Pulitzer, fotografia traz mãe e filho em hospital na luta contra o câncer
Vencedora do prêmio Pulitzer, fotografia traz mãe e filho em hospital na luta contra o câncer
A fotógrafa Renée C. Byer também foi premiada por sua imagem em preto e branco de uma mãe solteira (Cyndie French) e seu filho (Derek Madsen), o qual luta contra o câncer. Na imagem, a mãe empurra o filho, que está sentado em uma cadeira de rodas no centro médico UC Davis de Sacramento.

Na categoria de literatura de ficção, o Pulitzer foi para o romance "The Road", de Cormac McCarthy. "Rabbit Hole", de David Lindsay-Abraire, ganhou o Pulitzer de teatro. A obra "The Looming Tower: Al Qaeda and the Road to 9/11", de Lawrence Wright, ganhou o Pulitzer para livro de não-ficção escrito por um americano.

O Pulitzer de música foi para "Sound Grammar", do saxofonista de jazz Ornette Coleman, lançado em setembro do ano passado.

O júri que concede os prêmios Pulitzer, composta por representantes de alguns dos principais jornais dos EUA e de entidades universitárias, escolheu os vencedores em várias reuniões na semana passada. Os prêmios serão entregues durante um almoço na Universidade de Columbia no dia 21 de maio.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prêmior Pulitzer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página