Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2007 - 16h40

Hors-concours, pirâmides de Gizé estão fora das 7 novas maravilhas do mundo

Publicidade

da France Presse, no Cairo

As pirâmides de Gizé foram retiradas de uma competição na internet para escolher as novas sete maravilhas do mundo --entre os candidatos está o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro--, mas a ira do chefe de antiguidades do Egito com a inclusão do monumento nessa lista continuava inalterada nesta quinta-feira.

A iniciativa New7wonders foi criada pelo cineasta suíço-canadense Bernard Weber, ex-assistente de Federico Fellini, para escolher as sete novas maravilhas do mundo por votação mundial.

AP
As pirâmides de Gizé (Egito) são as únicas remanescentes das antigas sete maravilhas
As pirâmides de Gizé (Egito) são as únicas remanescentes das antigas sete maravilhas
Mas autoridades egípcias se irritaram quando as pirâmides --as únicas maravilhas do mundo antigo que ainda estão de pé-- foram incluídas na competição.

"Depois de uma análise cuidadosa, a fundação New 7 Wonders nomeia as pirâmides de Gizé -- as únicas das sete antigas maravilhas do mundo existentes-- como candidatas honorárias do concurso New7Wonders", diz um comunicado publicado no site, acrescentando que a partir de agora não será possível escolhê-las.

"Esta decisão também levou em conta a visão do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito e do Ministério da Cultura egípcio", acrescentou o site, reconhecendo as expressões de ultraje que marcaram a visita de Weber, ao Egito, em janeiro, ao anunciar que as pirâmides estavam entre os 21 finalistas.

Depois do anúncio, o todo-poderoso das antiguidades egípcias, Zahi Hawass, disse a jornais locais que as pirâmides "são a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existem. É ridículo, elas não precisam entrar numa votação".

A decisão desta quinta-feira não ajudou muito a diminuir sua raiva contra o que ele chamou de um "golpe publicitário" grosseiro.

"Não pedimos nada a essa gente e rejeitamos a companhia que tenta escolher as sete maravilhas. Estão traindo os egípcios", disse Hawass, referindo-se à organização de Weber.

As sete maravilhas antigas foram escolhidas pelo historiador grego Heródoto e incluíam os jardins suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o Colosso de Rodes e o farol de Alexandria.

Entre os outros 21 candidatos da competição para as "Novas Sete Maravilhas" estão o templo Angkor Wat, no Camboja, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas, o Taj Mahal na Índia e a Grande Muralha da China.

Os resultados da votação serão anunciados em 7 de julho, em Lisboa.

Leia mais
  • Rio intensifica campanha para Cristo Redentor ser a "nova maravilha"
  • Petra se mobiliza para ser uma das Novas Sete Maravilhas
  • Peru lança campanha para tornar Machu Picchu maravilha mundial
  • EUA pedem 'desculpas' pela destruição da Babilônia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as sete maravilhas do mundo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página