Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 13h48

"Não foi nossa intenção insultar", diz diretor da Globo a embaixada árabe

Publicidade

da Folha Online

Um capítulo de "A Diarista", exibido pela Rede Globo na terça-feira, causou indignação na Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil e obrigou a cúpula da emissora a fazer uma carta de explicações. A embaixada exigiu pedido de desculpas pelo que classificou de "abuso".

Divulgação
Cláudia Rodrigues interpreta a personagem Marinete na TV Globo
Cláudia Rodrigues interpreta a personagem Marinete na TV Globo
Nesta quinta-feira, a Globo enviou à Folha Online uma carta na qual, em tom de desculpas, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, tenta explicar à embaixada que a emissora "se caracteriza por respeitar e estimular toda forma de diversidade".

No episódio em questão de "A Diarista", Marinete (Claudia Rodrigues) trabalha na casa de um árabe que tenta comprá-la. A moeda de troca seriam camelos.

Na carta de "reparo", o diretor da Globo faz um apelo a respeito de um convite de viagem feito ao "Caldeirão do Huck" pela embaixada anteriormente. A viagem estaria em xeque.

"Feito esse reparo, peço ainda que levem em conta que a viagem em questão é de caráter documental e certamente contribuirá para entendermos melhor essa rica cultura e estreitar o relacionamento entre nossos povos."

A ameaça em relação à viagem de Huck ao Oriente Médio havia sido negada pela própria assessoria da Globo nesta quinta-feira.

Leia a carta da Globo à Embaixada dos Emirados Árabes Unidos:

"Prezados Senhores,

A TV Globo se caracteriza por respeitar e estimular toda forma de diversidade. No jornalismo, pratica isso como norma. Mesmo na ficção --sempre que possível-- procuramos estimular essa mesma proposta.

Até hoje no ar em diversos países do mundo, a novela 'O Clone', um dos maiores sucessos da nossa história é considerado um marco nas relações entre brasileiros e os povos islâmicos.

Ao ceder um consultor para acompanhar nossas gravações, temos certeza de que a comunidade árabe agiu em reconhecimento ao nossos bons propósitos sobre esse tema. Certamente, um episódio absolutamente isolado, em um programa de humor sem a menor intenção de ofender ninguém, será avaliado nas suas devidas proporções.

Sabemos que os povos encaram o humor de forma diferente e esperamos que entendam que não foi nossa intenção insultar ninguém. Feito esse reparo, peço ainda que levem em conta que a viagem em questão é de caráter documental e certamente contribuirá para entendermos melhor essa rica cultura e estreitar o relacionamento entre nossos povos.

Atenciosamente,
Luís Erlanger
Central Globo de Comunicação / Diretor"

Leia mais
  • "A Diarista" é alvo de protesto de embaixada árabe
  • "O islã" explica preceitos do islamismo
  • Criador de "Tapa na Pantera" tenta 2º prêmio em Cannes
  • Cabe aos pais decidir o que crianças vêem na TV, diz Abert em nota
  • FHC critica aproximação entre PSDB e governo em entrevista a Boris Casoy
  • "Exército" de Siri se revolta contra caso de lobby; leia comentários

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "A Diarista"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página