Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 16h21

"Vida Maria" mostra contradições entre sonho e realidade no Cine PE

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

"Vida Maria", curta de pouco mais de oito minutos, brilhou na terceira noite do Cine PE. A animação, produzida quase que inteiramente por Márcio Ramos, conta de forma concisa e com toques de humor a contradição entre os desejos pessoais e a realidade que se impõe a qualquer pessoa.

Divulgação
Maria José tem de largar os estudos e trabalhar
Maria José tem de largar os estudos e trabalhar
O tema central partiu da vida pessoal de Ramos, que, imerso em seu trabalho com televisão e vinhetas de publicidade, viu o sonho de realizar um curta sendo adiado pela realidade do dia-a-dia.

"A idéia de realizar um projeto pessoal que fosse mais duradouro surgiu em 2000, mas, sem tempo, tive de adiá-lo por alguns anos", diz Ramos, que, além de dirigir, foi responsável por roteiro, fotografia, arte, som e montagem, contando apenas com a ajuda de Hérlon Ramos na composição da trilha sonora.

Divulgação
"Vida Maria", de Márcio Ramos, mostra em apenas oito minutos drama de Maria José
"Vida Maria", de Márcio Ramos, mostra em apenas oito minutos drama de Maria José
"A idéia central surgiu da minha própria experiência, da contradição entre um sonho [realização do curta] e a realidade [a rotina diária de trabalho] que se impõe todos os dias." Longe de parecer um auto-retrato, Ramos tornou o material ainda mais rico ao apresentar um ciclo na vida de Maria José, que é obrigada a largar os estudos para ajudar nas tarefas diárias da família.

Assim como todas as Marias em sua infância, Maria José gosta mesmo é de "desenhar palavras" em seu caderno. Repreendida pela mãe, Maria vai ao quintal executar as tarefas da casa. De forma brilhante, Ramos mostra a repetição deste ciclo passando ao menos por três gerações.

Assim, com toques de humor, o diretor cearense consegue falar em oito minutos mais sobre a triste situação sócio-econômica vivida por muitas gerações do que qualquer dissertação acadêmica.

Leia mais
  • Exibido no Cine PE, "O Mundo em Duas Voltas" diversifica cinema
  • Motoboy vive mito de Hércules em 'Os 12 Trabalhos', com exibição no Cine PE
  • Família Schürmann vai ao Cine PE com 'O Mundo em Duas Voltas'
  • Jece Valadão e curtas marcam terceiro dia do Cine PE
  • Patrícia Pillar recebe homenagem na 11ª edição do Cine PE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cine PE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página