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10/05/2007
-
14h08
da Ansa, em Nova York
A pintura "As Senhoritas de Avignon", que iniciou o movimento cubista, completa cem anos e o Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, detentor da obra há quase 70 anos, comemora a data com uma exposição que conta a origem do quadro de Pablo Picasso (1881-1973).
Terminado em 1907, o quadro recebeu na época fortes críticas. A representação de cinco prostitutas em um bordel da rua Avinyo, em Barcelona, só foi exposta publicamente em 1916.
Picasso fez mais de cem estudos preparatórios e rascunhos da obra, que a escritora Gertrude Stein definiu como "um verdadeiro cataclisma".
As três jovens à direita da tela foram inspiradas em esculturas ibéricas do século 4 a.C., originárias da região espanhola de Andaluzia. As duas figuras à esquerda tiveram como modelos máscaras africanas, semelhantes às que Picasso viu no museu Trocadero em Paris. Picasso definiu esse quadro como um "trabalho de exorcismo" e as máscaras teriam provavelmente a função mágica de proteção contra espíritos malignos.
"Não houve até hoje nenhuma obra que, como essa, mudou a arte moderna ou contemporânea", disse John Elderfield, um dos especialistas do MoMa e um dos curadores da instalação em que a pintura está exposta no momento. "Esse quadro mudou todo o caminho figurativo de Picasso."
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A pintura "As Senhoritas de Avignon", que iniciou o movimento cubista, completa cem anos e o Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, detentor da obra há quase 70 anos, comemora a data com uma exposição que conta a origem do quadro de Pablo Picasso (1881-1973).
Reprodução |
Obra inaugurou movimento cubista |
Picasso fez mais de cem estudos preparatórios e rascunhos da obra, que a escritora Gertrude Stein definiu como "um verdadeiro cataclisma".
As três jovens à direita da tela foram inspiradas em esculturas ibéricas do século 4 a.C., originárias da região espanhola de Andaluzia. As duas figuras à esquerda tiveram como modelos máscaras africanas, semelhantes às que Picasso viu no museu Trocadero em Paris. Picasso definiu esse quadro como um "trabalho de exorcismo" e as máscaras teriam provavelmente a função mágica de proteção contra espíritos malignos.
"Não houve até hoje nenhuma obra que, como essa, mudou a arte moderna ou contemporânea", disse John Elderfield, um dos especialistas do MoMa e um dos curadores da instalação em que a pintura está exposta no momento. "Esse quadro mudou todo o caminho figurativo de Picasso."
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