Publicidade

Ilustrada
15/05/2007 - 15h27

Gilberto Gil se reúne com Dilma para discutir greve no MinC

Publicidade
da Folha Online

O ministro Gilberto Gil se reuniu hoje com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para discutir a greve no Ministério da Cultura. Os servidores do MinC iniciaram nesta terça-feira uma greve por tempo indeterminado.

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Funcionários em greve no palácio Capanema, onde funciona a Funarte, no Rio de Janeiro
Funcionários em greve no palácio Capanema, onde funciona a Funarte, no Rio de Janeiro
A categoria quer o cumprimento da lei 11.233, de 2005, que previa a criação do Plano Especial de Cargos da Cultura e Gratificação Específica de Atividade Cultural (GEAC). Também participam da paralisação funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Instituto Palmares, informa a Agência Brasil.

De acordo com o delegado do Sindicato do Ministério da Cultura, Sérgio Andrade Pinto, todas as unidades ligadas ao MinC em Brasília ficaram paralisadas, em especial a área do fomento que aprova os projetos de incentivo cultural. A sede do Iphan, a Funarte e a Biblioteca Nacional também estão paradas, segundo Pinto.

"É uma greve por tempo indeterminado. Estamos lutando para fazer com que essa greve seja integral e radical, pois queremos que o governo cumpra um acordo que fez conosco em 2005", disse a presidente da associação dos servidores do Iphan, Zulmira Pope, à Agência Brasil.

Os funcionários da cultura querem que as gratificações que eles recebem se tornem parte do salário. "Se o acordo for cumprido, vamos ficar com o vencimento básico de acordo com o que ganhamos. Hoje, os vencimentos básicos são muito reduzidos e têm várias gratificações que não são definitivas. Elas têm um caráter temporário que o governo pode tirar a qualquer momento", continuou Zulmira.

Se o acordo for cumprido, 3.600 servidores ativos e inativos da cultura serão beneficiados. A despesa com a implementação será de aproximadamente R$ 60 milhões ao ano.

Leia mais
  • Gil diz que Planejamento deve solucionar greve na Cultura

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MinC
  • Leia o que já foi publicado sobre greves em ministérios
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca