Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2007 - 18h24

Disney rompe silêncio e executivo fala sobre sósia palestino de Mickey

Publicidade

da Folha Online

O silêncio da Walt Disney sobre o ratinho Farfur foi quebrado. O personagem rendeu polêmica no mundo inteiro após uma disputa da rede de televisão que o transmitia, a Al Aqsa, e Israel.

O diretor-executivo da companhia americana, Robert Iger, condenou o uso que a TV palestina fez do sósia do personagem de Walt Disney.

AP
Ratinho Farfur causou polêmica e chamou atenção pela semelhança com "Mickey Mouse"
Ratinho Farfur causou polêmica e chamou atenção pela semelhança com "Mickey Mouse"
"Eu acho que que era óbvio como a companhia se sentiu sobre o assunto", disse Iger, sobre o silêncio da Walt Disney. A Al Aqsa é uma emissora de televisão que é controlada pelo Hamas.

Em um dos últimos episódios exibidos Farfur disse: "Você e eu estamos construindo a fundação para um mundo liderado por islâmicos."

Após a Al Aqsa desrespeitar um primeiro acordo para retirar o programa do ar, a atração foi finalmente removida, de acordo com o ministro palestino da Informação, Mustafa Barghouti. O ratinho palestino era o protagonista do programa "Os Pioneiros do Amanhã".

Ele fazia resistência a Israel e tecia comentários sobre os Estados Unidos. Farfur também ensinava às crianças o respeito aos preceitos do Islã.

O ministério israelense de Relações Exteriores acusou o programa de ensinar "violência, ódio e assassinato" às crianças palestinas.

Com Efe e Associated Press

Leia mais
  • Emissora do Hamas anuncia que continuará a exibir "Mickey" palestino
  • Governo palestino tira do ar programa de TV com sósia do Mickey

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Farfur
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página