Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2007 - 10h54

Artista pretende comer cão de raça da realeza britânica em protesto

Publicidade

da Folha Online

O ativista e artista performático --leia-se polêmico-- Mark McGowan anunciou um protesto que poderá ser alvo de retaliação de todas as ONGs de defesa dos animais do planeta. Ele afirmou que comerá um cão na próxima terça-feira (29), num ato contra a família real britânica.

David Bebber/Reuters
McGowan é famoso por atos polêmicos; ele protestou contra as dívidas estudantis em 2003
McGowan é famoso por atos polêmicos; ele protestou contra as dívidas estudantis em 2003
O animal é da raça welsh corgi pembroke, a preferida da monarca Elizabeth 2ª. Os animais podem ser visto no filme "A Rainha", protagonizado por Helen Mirren.

O ato será um protesto contra o tratamento recebido pelos animais da família real. "Sei que algumas pessoas acharão o ato ofensivo e sem sentido, mas estou fazendo isso como um alerta contra a incompetência da RSPCA [sigla em inglês para a Real Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais] em processar o príncipe Phillip por atirar em uma raposa no início deste ano, deixando-a agonizar por cinco minutos e depois dando o golpe de misericórdia com um pau", afirmou McGowan em seu site (www.markmcgowan.org).

Divulgação
Raça de origem britânica, welsh corgi pembroke é a preferida da rainha Elizabeth 2ª
Raça de origem britânica, welsh corgi pembroke é a preferida da rainha Elizabeth 2ª
O cão a ser utilizado morreu recentemente em um criadouro na Inglaterra. Ele será preparado ("cozido") e depois ingerido pelo artista. A "performance" será realizada nos estúdios da rádio londrina Resonance FM (104.4) e irá ao ar no programa de Bob e Roberta Smith.

Raça

Elizabeth ganhou o primeiro exemplar de welsh corgi pembroke do pai, o rei George 6º, em 1934. Hoje, Sua Majestade divide os tapetes vermelhos do palácio Buckingham com quatro deles: Swift, Emma, Linnet e Pharos.

Os cães da raça, originária do Reino Unido, medem de 25 cm a 30 cm e pesam de 10 kg a 12 kg. Eles são considerados inteligentes, ativos e dóceis, gostam de crianças e são indicados para apartamento.

No Brasil, um macho pode custar cerca de R$ 3.000 e uma fêmea, R$ 4.000.

Com Revista da Folha

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a rainha Elizabeth 2ª
  • Confira o especial Bichos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página