Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2000 - 15h07

Livro registra em fotos 300 anos da população negra no Brasil

Publicidade

da Folha Online

O sociólogo Carlos Eugenio Marcondes Moura passou dois anos pesquisando arquivos, selecionando e catologando 2650 imagens da população negra no Brasil. O resultado deste trabalho será mostrado no próximo sábado, 2 de dezembro, com o lançamento do livro "A Travessia da Calunga Grande - Três Séculos de Imagens sobre o Negro no Brasil".

Resultado de uma parceria formada entre a editora da USP, a Imprensa Oficial do Estado, o IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) e a FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), o livro apresenta um levantamento da iconografia sobre o negro no período de 1637 a 1899.

A principal fonte da pesquisa foi o acervo do IEB, mas uma parte dos registros são da biblioteca particular de Guita e José Mindlin. A pesquisa foi patrocinada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Fundação Guggenheim, de Nova York.

As 507 imagens selecionadas por Moura para a publicação retratam o cotidiano da população negra escravizada a partir do ponto de vista de diversos artistas, como os trazidos pelo conde Maurício de Nassau - durante a ocupação holandesa no nordeste do Brasil, no século 17 -, viajantes, artistas contratados pelas missões científicas, comerciantes e diplomatas que percorreram o país até o século 19.

O livro também traz imagens dos desenhistas de uma expedição à Amazônia comandada pelo baiano Alexandre Rodrigues Ferreira, no final do século 18, além de dezenas de registros de Carlos Julião, um militar de Turim que esteve no Brasil a serviço de Portugal. Imagens de negros não escravos feitas em estúdio pelo fotógrafo carioca radicado em São Paulo Militão Augusto de Azevedo também estão no livro.

Com 700 páginas, "A Travessia da Calunga Grande" é o sexto livro da Coleção Uspiana, de 12 volumes, em homenagem aos cinco séculos de descobrimento do Brasil. Até agora foram publicados os títulos "Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial", "Quantos Anos Faz o Brasil?", "Recitativo e Ária para José Mascarenhas", "Bibliotheca Universitatis" e "A Plumária Indígena Brasileira". Este ano ainda será lançado "O Guia dos Museus Brasileiros", da mesma coleção.

O lançamento de "A Travessia da Calunga Grande - Três Séculos de Imagens sobre o Negro no Brasil" será no dia 2 de dezembro, sábado, às 15 h, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página