Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2001 - 10h49

Iron Maiden diz que não se considera uma banda de "heavy metal"

Publicidade

da Reuters
no Rio de Janeiro

A banda inglesa Iron Maiden disse que não se considera um grupo de "heavy metal". A declaração foi feita ontem pelo baterista Nicko McBrain. "Não somos uma banda heavy metal. Somos hard rock, na minha opinião. O heavy metal é mais dark e demoníaco, não somos assim", disse.

McBrain disse também que a banda vai tirar um ano de férias depois do show que fará no Rock in Rio. "Vamos ficar um ano parados e então começaremos a escrever as músicas de um novo álbum para 2002", afirmou McBrain, que chegou ao Rio de Janeiro ontem e aproveitou o final da tarde para tomar sol na piscina do hotel Intercontinental.

McBrain disse que "o show no Rock in Rio será muito importante, pois será o último da nossa turnê e vamos gravar um DVD durante a apresentação. Este é o segundo Rock in Rio para nós e é um grande evento musical".

Segundo McBrain, o show de sexta-feira não será cheio de hits. "Nossa turnê não é uma turnê de hits. É o show do nosso último álbum ("Brave New World"), porque é o primeiro disco desde a volta de Bruce Dickinson (vocal) à banda", comentou o baterista.

Quanto ao retorno de Dickinson, McBrain disse que é "muito bom tê-lo de volta. Ele já está conosco há dois anos e isso tem sido muito bom. O Adrian (Smith, guitarrista) também voltou com ele e estamos numa ótima fase".

Mas o baterista afirma que o ex-vocalista, Blaze Bailey, não ficou ressentido com sua saída forçada da banda. "Foi uma decisão musical e ele entendeu perfeitamente. Aliás, ele esteve no nosso show em Londres e continuamos mantendo um ótimo relacionamento", disse McBrain.

O músico comentou ainda que a banda tinha primeiramente pensado em gravar o DVD em um de seus shows na Europa, mas logo em seguida decidiu que a gravação aconteceria em um país da America do Sul antes mesmo de receber o convite para tocar no Rock in Rio.

"Quando confirmamos nossa vinda decidimos que seria ótimo gravar no Brasil. Talvez isso renda também um CD ao vivo, mas não tenho certeza disso ainda", contou McBrain.

Ele confirmou que o grupo cancelou uma apresentação em São Paulo em função do Rock in Rio. "Fico triste que muitos de nossos fãs talvez não possam viajar ao Rio para nos ver, mas não faz sentido você fazer uma apresentação desse porte e logo em seguida fazer um show a algumas milhas de distância. Se não viéssemos para o Rock in Rio, provavelmente passaríamos por São Paulo, Rio e Curitiba", afirmou o baterista.

Quanto ao novo CD, McBrain contou que o grupo experimentou novos equipamentos, como modernos sintetizadores e que também contou com a participação de uma orquestra em algumas faixas.

Mesmo sem se considerar "heavy metal", McBrain disse ainda discordar da opinião de alguns críticos de que o heavy metal está morrendo e que não há mais nada a agregar a esse estilo musical. "Isso é uma contradição. Se não houvesse nada para agregar nós não teríamos hoje o new metal", comentou ele, que afirma gostar do clássico contemporâneo e que sua performance é influenciada pela música que está sendo criada no momento e pela experiência dos outros músicos do Iron Maiden.

Quanto aos boatos de que Jimmy Page (ex-Led Zeppelin) irá tocar com o Iron na sexta feira, McBrain afirmou ter quase certeza de que Page está no Rio, mas como convidado. "Não acho que ele vá tocar conosco. Mas não me culpe se ele não aparecer", brincou o baterista.

Leia mais notícias do Rock in Rio 3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página