Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2001 - 05h03

Palco Mundo assiste ao país do heavy metal

Publicidade

LÚCIO RIBEIRO, da Folha de S.Paulo

A expectativa de o lendário Jimmy Page (ex-Led Zeppelin) tocar, a maior parafernália de palco do festival, banda com três guitarristas, imagens sendo gravadas para um DVD histórico, o primeiro show no país depois da volta de Bruce Dickinson ao vocal, popozudas brasileiras no palco para dançar a já clássica "The Wicker Man".

Na terra do Carnaval, a praça da Apoteose sofre mudanças sonoras e vira o Palco Mundo do Rock in Rio nesta madrugada, quando nele se apresentará a banda inglesa Iron Maiden, o mais famoso grupo de heavy metal de todos os tempos.

A banda, de 24 anos de estrada, faz no Brasil o último dos 84 shows da explosiva turnê "Brave New World", que correu o mundo em 2000 para ter seu fim exatamente por aqui.

"O Iron Maiden se sente em casa quando toca no Brasil", afirmou Bruce Dickinson ontem em entrevista coletiva no hotel Intercontinental, no Rio, que teve clima de celebração, com alguns jornalistas finalizando perguntas com o adendo de que eram fãs do grupo.

Os integrantes da Donzela de Ferro têm consciência que um show ao vivo da banda no Brasil, nos fãs de heavy metal, causam o mesmo impacto emocional que uma garota fã do teen pop ser convidada para visitar o camarim do grupo "NSync. Segundo informações da banda, o Brasil só perde em número de fãs do Iron Maiden para a Alemanha.

"Acabamos de tocar no Chile e na Argentina e foi tudo bem quanto ao som", falou Dickinson, quando questionado sobre o que faria se o Iron Maiden enfrentasse os mesmos problemas de som que a banda teve no primeiro Rock in Rio, em 85, quando era uma das principais atrações.
Naquela edição, Dickinson quebrou uma das guitarras na cabeça, de raiva.

"Não acredito que isso vá ocorrer agora porque a turnê "Brave New World" tem os melhores técnicos do rock. Além do mais, não tenho mais acesso às guitarras. Elas são mantidas longe de mim", brincou o cantor do Iron. "Talvez jogue meu sapato."

O Iron Maiden se mostrou muito empolgado em tocar no Rock in Rio. A banda iria se apresentar no Brasil em novembro de 2000, mas o convite para tocar no Rock in Rio, um megafestival, fez o grupo mudar de idéia e esticar a agenda até janeiro, para encerrar a turnê aqui.

A visita do Iron ao país está sendo inteira filmada, para ser a principal parte do DVD que a banda pretende lançar neste ano, com cenas das performances do grupo em shows da turnê "Brave New World" e um documentário sobre a rotina dos integrantes durante as viagens.

Cenas do desembarque no aeroporto e de membros da banda jogando golfe e pescando foram filmadas para o DVD, que registrará momentos do show no Rio, além de bastidores da apresentação.

O show no Rock in Rio, para os integrantes do Iron Maiden, é só comemoração. Além da apresentação em si, a banda sai para um período de férias de um ano assim que o espetáculo no Rio terminar.

Mas o grande suspense da noite vai ser revelado somente na hora do show do Iron Maiden. O histórico guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, que acompanhou a banda em sua viagem ao Brasil, vai ou não tocar com a banda?
"Os únicos planos que temos com Jimmy é tomarmos uns drinques. Posso dizer que nós sabemos acordes de "Stairway to Heaven" e ele sabe "The Number of the Beast", mas não deve acontecer nada", brincou Dickinson.

Na verdade, Iron Maiden e Jimmy Page estão envolvidos por uma causa social. O grupo inglês entregou uma guitarra para a entidade da mulher dele, que luta por crianças e adolescentes grávidas, para ser exposta no Rock in Rio Café e depois leiloada.

Ver o Iron Maiden nesta madrugada no Rock in Rio será especial para os fãs brasileiros pela presença no palco do guitarrista Adrian Smith, que junto de Bruce Dickinson voltou à banda para o disco e a turnê de "Brave New World", depois de anos afastados do grupo.

Não será surpresa também se a banda chamar ao palco o roqueiro Rob Halford, ex-Judas Priest, e os rapazes do grupo brasileiro Sepultura.

Leia mais notícias do Rock in Rio 3
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página