Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2002 - 00h05

Internet é boa fonte de informação sobre ergonomia no PC

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online

Corcunda. Barrigudo. Musculatura flácida. Meio grau de miopia a mais a cada visita ao oftalmo. Vista cansada. Tendinite.

Achou bonito? Pois então saiba que esse pode ser o destino de quem trabalha na frente do computador, leva uma vida sedentária e esquece de observar a si mesmo e respeitar os próprios limites.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a partir de 1994, as lesões relacionadas aos esforços repetitivos —como a digitação no teclado do micro ou de um piano— passaram a ser responsáveis por 80% a 90% das doenças ocupacionais. Analistas de sistemas, bancários e operadores de telemarketing são os profissionais mais atingidos.

Uma rápida busca no Google pelos termos "computer health problems" revela 1,9 milhão de resultados —de universidades a sites pessoais com dicas, passando por guias ou páginas da imprensa, a web tem muita informação sobre saúde na frente do computador.

Para confirmar a relevância do assunto, basta uma voltinha no seu escritório, discretamente observado os próprios colegas.

Cada um tem um pouco daquele primeiro parágrafo. Um está jogado na cadeira. Outro, corcunda, caído. Outro, como aquelas luvinhas de tendinite. Outro, com o fundão de garrafa colado no monitor.

Poucas são as pessoas que se importam com isso —antes que os problemas apareçam, claro. E também poucos são os ambientes de trabalho que seguem regras ergonômicas recomendáveis.

Questão de postura
"A postura ideal é aquela que você pode mudar", afirma o professor Laerte Idal Sznelvar, da Escola Politécnica da USP. Doutor em ergonomia, ele considera o movimento fundamental para manter o conforto diante do micro —manter-se estático, numa posição ideal, também cansa o corpo.

Postura ereta, olhos alinhados à parte superior do monitor e distantes entre 45 e 70 centímetros da tela, pés apoiados no chão, mesa na altura do cotovelo, intervalos de dez minutos para a vista a cada cinquenta minutos de trabalho. Todas as recomendações fazem parte de onze em cada dez guias de ergonomia no trabalho com o computador.

Mas há bem mais informação que isso na internet. Para ver algumas dicas, um site bacana é o www.healthycomputing.com. Nele há um guia sobre como organizar o espaço de trabalho.

A página responde com clareza perguntas sobre a distância entre seus olhos e o monitor, o ajuste da altura da cadeira, opções de teclados e outros acessórios para evitar e tendinite etc. Também tem uma seção só sobre ergonomia para crianças.

O site brasileiro Trabalho Seguro tem uma figura simples, porém bastante ilustrativa sobre o assunto. Também tem legislação e grupos de discussão sobre segurança no trabalho.

Para ficar com raiva do seu patrão, uma visita ao site de mobiliário de escritório www.officeorganix.com é suficiente. A estação de trabalho dos seus sonhos provavelmente está lá... tem inclusive uma projetada especialmente para quem trabalha com design gráfico. Babe!

Lembrar dos intervalos de hora em hora é complicado. Exige vigilância constante. Por isso, a página tem até um http://www.officeorganix.com/stretch.htmsoftware com download gratuito para testes, um lembrador de pausas no trabalho. Ele também tem um guia de exercícios e alongamentos.

Esses são só alguns exemplos de sites com material interessante sobre ergonomia. Pesquisar páginas na internet, no entanto, é bem mais fácil do que manter a vigilância sobre a própria postura diante do assunto. Portanto, caro leitor, barriga para dentro! E trate de descolar esses olhos da tela, vamos! :-)

Escreva para o autor da coluna usuário.com
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página