Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2002 - 14h30

Criatividade contra a crise ajudará setor de TI, diz Sardemberg

Publicidade

ANDRÉ BORGES
free-lance para a Folha Online

O ministro Ronaldo Sardemberg, representando o presidente Fernando Henrique Cardoso, participou da cerimônia de abertura da 11ª edição da Comdex 2002, feira de tecnologia que acontece essa semana em São Paulo. Sardemberg reconhece "momento de dificuldade no país", mas acredita em "criatividade e renovação do setor".

As expectativas são de superação. Presentes na cerimônia oficial de abertura da feira, representantes municipais, estaduais e federais da área de tecnologia, além de organizações ligadas ao evento, rebatem o momento de crise financeira e reafirmam a realização do evento como uma vitória da indústria nacional.

Para Ruy Altenfelder, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, o evento demonstra a maturidade do mercado nacional, fomentado por ações diversas como a Lei de TI, encaminhada ao Congresso Nacional por Ronaldo Sardemberg.

"No próximo ano, não teremos apenas um maior número de expositores, mas também um aumento no volume de tecnologias, graças à aprovação da nova lei", afirmou. O ministro acrescentou que tudo dependerá da "boa vontade de senadores e deputados", mas afirmou estar satisfeito com o processo. "Devemos ter a lei aprovada até o final deste ano."

Diretor da Guazzelli, organizadora da feira, Peter Tomaschewski chamou a atenção para o papel da feira do mercado internacional. "A Comdex São Paulo é a única que está sendo realizada na América Latina." Segundo o executivo, o evento foi cancelado na Argentina e adiado no México.

Em sua apresentação, Sardemberg destacou números da indústria de tecnologia da informação. "A área de tecnologia da informação representa 2,5% do PIB nacional. O Brasil, na área de governo eletrônico, está ao lado de países como Estados Unidos e Austrália, segundo estudas das Nações Unidas", disse.

De acordo com o ministro, o país é o quinto colocado em registro de domínios em todo o mundo. "Isto demonstra a atenção já é dedicada ao setor. Pela primeira vez na história do Brasil, a área de tecnologia deixou de se classificada como contingente na questão orçamentária, e passou a ser considerada setor primordial."

Leia mais notícias sobre a Comdex 2002

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade