Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 13h51

Aprenda a tirar a execução automática de CDs do micro

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S. Paulo

"Meu micro tem o Windows 98 instalado. Gostaria de saber como ativar ou desativar a execução automática de CDs de música e de programas." (Genivaldo Loureiro)

Resposta - A execução automática de CDs se deve ao recurso chamado Autorun do sistema operacional. Esse dispositivo faz com que o Windows identifique um CD-ROM sempre que for inserido no drive e executar diferentes tarefas.

Se ele for de música, automaticamente a primeira música será tocada. Caso seja um CD-ROM de dados e ele tiver o arquivo auto run.inf no diretório principal, o Windows executará esse arquivo para dar início à instalação do software.

Quando um CD-ROM de dados sem o arquivo autorun.inf é inserido no drive, o Windows não faz nada, contudo, com o Autorun habilitado, toda vez que um CD-ROM for inserido no drive, o Windows tentará encontrar arquivo autorun.inf.

Esse procedimento pode ser útil ou se tornar inconveniente, principalmente se a maioria dos CDs que você insere não têm como objetivo a instalação de um programa. Isso porque ele gastará algum tempo e recursos de máquina acessando o disco.

Você pode ativar ou desativar esse recurso seguindo os próximos passos. Clique no menu Iniciar, Configurações, Painel de controle e Sistema. Clique na guia Gerenciador de dispositivos e dê um duplo clique em CD-ROM .

Selecione a Guia Configurações e desative ou ative a opção Inserir notificação Automaticamente.

Em Auto insert notification, clique na opção DMA (se estiver disponível) para que o CD-ROM acesse os dados mais rapidamente.

Se você tiver mais de um leitor de CD-ROM instalado na máquina, faça os ajustes para cada um deles. Nesse caso, você pode deixar apenas um com o recurso ativado.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página