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23/11/2002
-
17h22
Editor de Informática da Folha Online
Ellen Feiss, 15, é o mais novo bom exemplo para ilustrar o ideal dos quinze minutos de fama do artista plástico norte-americano Andy Warhol. Aliás, ela foi além --a partir de um comercial de 30 segundos que só circulou na internet, ganhou admiradores por todo o mundo.
A garota ficou famosa depois que o PC do seu pai travou e fez com que ela perdesse um trabalho de escola. Estrela da campanha "Switch" da Apple --que usa depoimentos de pessoas famosas e comuns que trocaram o PC pelo Mac para convencer o público --, Feiss parece uma atriz dessas séries "teens" norte-americanas, com falas engraçadinhas e diversos trejeitos.
No vídeo, ela usa uma camiseta comum, um casaco com zíper e o cabelo preso. Nada mais realista e comum. Mas foi um pequeno detalhe que talvez tenha chamado a atenção do público "geek" --seus olhos um tanto vermelhos e seu jeito "mole" de falar.
Começaram a explodir na internet fóruns de discussão sobre o assunto. Muitos cogitaram se Feiss não estaria sob a influência de drogas quando o vídeo foi gravado. No site Slashdot.org, símbolo da comunidade "geek", há 783 mensagens que comentam todo o caso.
Disso para uma verdadeira explosão de sites sobre a garota foi um passo. Em Chicago, um internauta criou o "Ellen Feiss Fan Club", que reúne links, fórum de mensagens, artigos para matérias que grandes jornais dos EUA publicaram sobre o assunto (até o "New York Times" entrou na onda) e, pasme, uma loja virtual com camisetas, canecas e mochilas com fotos de Feiss. Até o momento em que este texto foi publicado, mais de 25 mil pessoas haviam visitado o site.
Outro é o www.ellenfeiss.net, espécie de weblog. Com links muito interessantes, o site informa sobre o acontecimento de um campeonato na Holanda para ver quem conseguia ficar mais parecido com Ellen no vídeo da Apple. Detalhe: a maioria esmagadora dos participantes era homem.
A Apple, por sua vez, mantém cautela ao divulgar informações sobre a menina, provavelmente porque ela é menor de idade.
"Ela é só uma adolescente que ama seu Mac." Isso é tudo o que a empresa disse até agora, segundo matéria publicada pelo "Los Angeles Times".
Mas a falta de informação sobre a garota só fez inflamar a curiosidade dos fãs. Dois dos mais populares programas de entrevistas na TV dos EUA já convidaram Feiss, inclusive o de David Letterman, um dos mais conhecidos.
É difícil acreditar que tanta repercussão tenha surgido a partir de um comercial de 30 segundos que nem circulou na TV. Ele foi apresentado pela primeira vez na feira MacWorld, que aconteceu no dia 17 de julho nos EUA, e desde então está apenas no site da Apple.
Graças a comentários em weblogs, fóruns e sites de notícias, o vídeo da garota deu a volta ao mundo.
Todo o alvoroço faz pensar que a "mania" Ellen Feiss talvez seja bastante passageira. E também, quem sabe, que Andy Warhol esteja certo... :-)
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Garota-propaganda da Apple vira febre na internet
FRANCISCO MADUREIRAEditor de Informática da Folha Online
Ellen Feiss, 15, é o mais novo bom exemplo para ilustrar o ideal dos quinze minutos de fama do artista plástico norte-americano Andy Warhol. Aliás, ela foi além --a partir de um comercial de 30 segundos que só circulou na internet, ganhou admiradores por todo o mundo.
Reprodução |
Ellen Feiss, garota-propaganda da Apple que virou febre na internet |
A garota ficou famosa depois que o PC do seu pai travou e fez com que ela perdesse um trabalho de escola. Estrela da campanha "Switch" da Apple --que usa depoimentos de pessoas famosas e comuns que trocaram o PC pelo Mac para convencer o público --, Feiss parece uma atriz dessas séries "teens" norte-americanas, com falas engraçadinhas e diversos trejeitos.
No vídeo, ela usa uma camiseta comum, um casaco com zíper e o cabelo preso. Nada mais realista e comum. Mas foi um pequeno detalhe que talvez tenha chamado a atenção do público "geek" --seus olhos um tanto vermelhos e seu jeito "mole" de falar.
Começaram a explodir na internet fóruns de discussão sobre o assunto. Muitos cogitaram se Feiss não estaria sob a influência de drogas quando o vídeo foi gravado. No site Slashdot.org, símbolo da comunidade "geek", há 783 mensagens que comentam todo o caso.
Disso para uma verdadeira explosão de sites sobre a garota foi um passo. Em Chicago, um internauta criou o "Ellen Feiss Fan Club", que reúne links, fórum de mensagens, artigos para matérias que grandes jornais dos EUA publicaram sobre o assunto (até o "New York Times" entrou na onda) e, pasme, uma loja virtual com camisetas, canecas e mochilas com fotos de Feiss. Até o momento em que este texto foi publicado, mais de 25 mil pessoas haviam visitado o site.
Outro é o www.ellenfeiss.net, espécie de weblog. Com links muito interessantes, o site informa sobre o acontecimento de um campeonato na Holanda para ver quem conseguia ficar mais parecido com Ellen no vídeo da Apple. Detalhe: a maioria esmagadora dos participantes era homem.
A Apple, por sua vez, mantém cautela ao divulgar informações sobre a menina, provavelmente porque ela é menor de idade.
"Ela é só uma adolescente que ama seu Mac." Isso é tudo o que a empresa disse até agora, segundo matéria publicada pelo "Los Angeles Times".
Mas a falta de informação sobre a garota só fez inflamar a curiosidade dos fãs. Dois dos mais populares programas de entrevistas na TV dos EUA já convidaram Feiss, inclusive o de David Letterman, um dos mais conhecidos.
É difícil acreditar que tanta repercussão tenha surgido a partir de um comercial de 30 segundos que nem circulou na TV. Ele foi apresentado pela primeira vez na feira MacWorld, que aconteceu no dia 17 de julho nos EUA, e desde então está apenas no site da Apple.
Graças a comentários em weblogs, fóruns e sites de notícias, o vídeo da garota deu a volta ao mundo.
Todo o alvoroço faz pensar que a "mania" Ellen Feiss talvez seja bastante passageira. E também, quem sabe, que Andy Warhol esteja certo... :-)
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