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14/12/2002 - 10h05

Monte um estúdio musical em casa com o PC e alguns softs

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática e Ciência

Nesta segunda e última parte da coluna sobre música no computador, o leitor vai descobrir como transformar o PC num verdadeiro estúdio musical. Claro, não falamos de um 486, mas de uma máquina potente, com no mínimo 256 MB de memória RAM e entre 10 GB e 20 GB livres no disco rígido.

Na coluna passada, apresentei um panorama das diversas peças de um imenso quebra-cabeças --o uso de "samples" conjugados a sequenciadores MIDI no computador.

Terminamos logo após da criação ou importação de um arquivo MIDI comum para o Cubase SX. Você deveria abrir o painel VST Instruments pelo comando F11 e carregar um sampler como o GigaSampler, o Kontakt ou o Hallion. Para tanto, selecione o programa desejado no primeiro canal VST e, em seguida, clique no botão "e" (de "edit") para configurar os samples.

Carregar os sons
Uma vez que o sampler aparece na tela, chegou a hora de carregar os sons do instrumento. No caso do Kontakt, por exemplo, basta selecionar o CD ou pasta no disco rígido em que estão os arquivos na parte esquerda da tela, escolher o sample desejado e arrastá-lo para o painel direito.

Durante esse processo, os samples são transferidos do disco rígido para a memória RAM. Por isso, o processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de seu PC e também da quantidade de memória que ele tem.

Terminada a transferência, o arsenal está praticamente pronto. Mas calma! Ainda falta dizer para o Cubase o que fazer com esse monte de sons que você carregou na memória.

Feche o sampler e volte para a tela do Cubase. Vamos supor que você carregou um sample de piano --você irá utilizá-lo no canal correspondente ao piano em seu arquivo MIDI.

Na região esquerda da tela, onde o Cubase mostra cada pista MIDI, selecione o piano. Em seguida, atribua as entradas e saídas de som --que devem estar configuradas para o MIDI Synth de sua própria placa de som-- para o sampler que você configurou.

Agora, é só dar "play". Se você tiver sorte, o som ficará bom de primeira. Mas isso é raro...

Santa equalização
Vou aproveitar aqui para agradecer novamente ao amigo Marcelo Macedo, que trabalha em estúdio, ama música e computadores, e ajudou-me bastante a descobrir a própria ignorância.

Sabe aquelas modelos de revista? Que ficam ainda mais, digamos, belas com um retoque no Photoshop? Pois bem... com a música, é exatamente a mesma coisa.

Os samples são apenas metade do milagre --a outra chama-se "equalização". Para que o som fique realmente profissional, você deve usar diversos plug-ins de efeitos e equalização. Muitos deles já vêm junto de programas de áudio, outros você pode comprar pela internet.

Um dos samples que o Marcelo me ajudou a entender é um tal de "Drum Kit from Hell" (o nome dispensa apresentações). Ele é um kit de bateria completo. Tão completo que tem gravações de todas as peças da bateria em dois modos: uma com o microfone próximo, e outra com o microfone distante, para captar a ambiência do som.

Esse é o mesmo método utilizado em estúdios profissionais para gravar uma bateria ao vivo. Mas, amador completo que sou, isso soou deveras complicado.

Por isso, quando carreguei o "Drum Kit from Hell" pela primeira vez, não percebi muita diferença --aliás, o custo/benefício ainda parecia dar a vitória para alguns SoundFonts de bateria que encontrei para download gratuito na internet. Mas bastou regular a equalização e aplicar alguns efeitos na caixa, por exemplo, para notar uma diferença gritante de qualidade.

O som, mesmo gerado pelo computador, é perfeito. É praticamente impossível dizer que se trata de uma gravação --parece um baterista tocando. Para conferir alguns exemplos, visite o site http://drumkit.toontrack.com. É de cair o queixo.

Dicas de sites
Bem, quanto às instruções, fico por aqui. Isso porque ainda tenho muito que mexer nesses programas todos para compreender seus macetes, aqueles pequeninos ajustes que fazem diferença na hora em que você ouve uma música.

Mas, para complementar o conteúdo básico, segue uma lista de sites para deixar o leitor com água na boca --neles você pode conhecer praticamente todos os programas que citei nas duas colunas.

Alguns sequenciadores MIDI
  • Cubase SX

  • Sonar

  • Cakewalk


  • Alguns samplers
  • GigaSampler

  • Kontakt

  • Hallion


  • Samples e plug-ins
  • Drum Kit From Hell (bateria)

  • Virtual Guitarist (guitarra)

  • Amplitube (pedaleira virtual)

  • GigaPiano (piano)

  • Scarbee: J-Fingered Electric Bass (baixo)

  • Scarbee: J-Slap Electric Bass (baixo slap)

  • Roland JX-3P Synthesizer (sintetizador)

  • Hammond B3 (órgão)

  • Symphonic String Collection (todos os instrumentos da Orquestra Sinfônica de Boston)


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