Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2002 - 12h14

Estudante caça estelionatário nos EUA com ajuda em salas de chat

da Folha Online

Um estudante universitário rastreou um suposto estelionatário na internet por meio de salas de bate-papo e descobriu provas suficientes para envolver a polícia no caso.

Segundo publicado pelo site de notícias Vnunet, o estudante Eric Smith, de Nova Orleans, estava determinado a encontrar a pessoa que comprou seu laptop da Apple no eBay com um cheque falso.

Tudo o que ele tinha era o número celular do suposto bandido, um endereço de e-mail e o endereço, este último errado, evidentemente.

Mas ao publicar a informação em quadros de notícias e salas de bate-papo na internet, Smith recebeu respostas de mais de cem usuários de Macintosh dispostos a ajudá-lo.

Seus ajudantes virtuais conseguiram levantar informações a partir do número telefônico e descobriram que um morador de Los Angeles também sofreu um golpe semelhante.

Como os escritórios de advocacia não quiseram se envolver no caso, Smith decidiu ir atrás do homem através da conta do eBay de sua namorada. Ele colocou outro computador à venda e esperou pelo comprador.

Desta vez, o homem pediu que ele enviasse o computador para um endereço na cidade de Markham, mas não esperava que a polícia também estivesse por lá.

Melvin Christmas, 38, foi detido e responderá por dois processos de falsificação. Um porta-voz da polícia disse que Smith tornou a prisão muito fácil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página