Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2003 - 15h52

Case deixa a presidência da AOL Time Warner

da Folha Online

Steve Case vai deixar a presidência da AOL Time Warner em maio. O executivo disse que sua decisão visa evitar "confusões" em momentos críticos para a companhia. Durante o anúncio feito na noite de ontem, Case disse que continuará compondo o conselho de diretores da AOL Time Warner e será co-presidente do conselho de estratégia do grupo.

"Dado o fato de que alguns acionistas continuam mostrando seu desapontamento com o desempenho pós-fusão da companhia, principalmente no que diz respeito a minha pessoa, conclui que deveríamos tomar decisões agora para evitar qualquer esforço que pudesse comprometer minha habilidade de conduzir uma equipe e focar totalmente em nosso negócio", disse Case.

Case estava preocupado de que as especulações de sua renúncia, que corriam há alguns meses, pudessem ser motivo de distração por ocasião da reunião anual da companhia, em maio. "(As especulações) criariam incertezas e essa companhia não pode bancar qualquer distração", disse Case. "Há muitos desafios que enfrentamos. Precisamos nos concentrar neles, não em algum debate sobre Steve Case."

Case foi um dos grandes responsáveis pela fusão entre a America Online e a Time Warner, mas vinha irritando os investidores ao não cumprir sua promessa de crescimento acelerado por meio do casamento de grupos da nova e velha mídia.

As ações da AOL Time Warner caíram 70% desde que a companhia concluiu a maior fusão na história da mídia norte-americana, em janeiro de 2001, sofrendo com a devastação da economia da internet, o colapso do mercado publicitário e inquéritos federais sobre as práticas contábeis da divisão America Online.

Case reconheceu que a ruidosa combinação entre as duas gigantes não cumpriu as expectativas que ele tinha quando o negócio foi anunciado, em janeiro de 2000. Mas mesmo assim defendeu sua premissa. "Era uma boa ação estratégica para ambas as empresas, mesmo que eu reconheça que, no momento, as coisas não avançaram, evidentemente, da forma como eu ou qualquer outro dirigente esperávamos."

Case, co-fundador da America Online, notificou o presidente-executivo Richard Parsons e o conselho de diretores da empresa sobre sua decisão no final de semana --um dia depois do segundo aniversário da conclusão da fusão.

A saída de Case completa o fim do triunvirato de executivos --que incluem o ex-presidente executivo Gerald Levin e o ex-vice-presidente de operações Bob Pittman-- que uniram a America Online e a Time Warner.

Após quase dois anos, muitas posições executivas na companhia estão preenchidas por veteranos da Time Warner. Apesar de alguns investidores recomendarem a completa reversão da fusão, executivos afirmaram que isso não está sendo considerado.

A posição de Case pode ser ocupada pelo maior acionista individual da AOL Time Warner, Ted Turner, que perdeu bilhões de dólares desde o acordo, afirmam vários analistas.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página