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15/01/2003
-
18h42
Um novo pneu com microchips embutidos será capaz de enviar diretamente ao painél do carro sem a necessidade de fios informações como a pressão do ar e a hora calibrá-los.
A Michelin North America, unidade da fabricante francesa de pneus, informou que o sistema consiste em uma antena e um circuito integrado do tamanho de uma cabeça de palito de fósforo.
Segundo seus inventores, as etiquetas RFID --que armazenam, enviam e recebem dados através de sinais de rádio fracos-- poderão um dia ser a tecnologia que substituirá os códigos de barra. Por enquanto, a tecnologia ainda é cara demais.
A Michelin disse que seus circuitos integrados serão produzidos pela Fairchild e pela Philips. A antena e os circuitos serão "vulcanizados" diretamente na borracha do pneu.
"Podemos vulcanizá-lo no pneu, e o chip ainda terá 90% de sua capacidade de leitura mesmo dentro da borracha", disse o representante da Michelin Nan Banks. Ele não informou o custo da implantação dos microprocessadores nos pneus.
As informações podem ser lidas a uma distância de até 0,6 metro do pneu e então podem ser armazenadas em um banco de dados. Os testes da nova tecnologia já estão sendo realizados. Segundo a Michelin, o lançamento deverá ocorrer em 2005.
Com Reuters
Pneu com microchip informará pressão do ar ao motorista
da Folha OnlineUm novo pneu com microchips embutidos será capaz de enviar diretamente ao painél do carro sem a necessidade de fios informações como a pressão do ar e a hora calibrá-los.
A Michelin North America, unidade da fabricante francesa de pneus, informou que o sistema consiste em uma antena e um circuito integrado do tamanho de uma cabeça de palito de fósforo.
Segundo seus inventores, as etiquetas RFID --que armazenam, enviam e recebem dados através de sinais de rádio fracos-- poderão um dia ser a tecnologia que substituirá os códigos de barra. Por enquanto, a tecnologia ainda é cara demais.
A Michelin disse que seus circuitos integrados serão produzidos pela Fairchild e pela Philips. A antena e os circuitos serão "vulcanizados" diretamente na borracha do pneu.
"Podemos vulcanizá-lo no pneu, e o chip ainda terá 90% de sua capacidade de leitura mesmo dentro da borracha", disse o representante da Michelin Nan Banks. Ele não informou o custo da implantação dos microprocessadores nos pneus.
As informações podem ser lidas a uma distância de até 0,6 metro do pneu e então podem ser armazenadas em um banco de dados. Os testes da nova tecnologia já estão sendo realizados. Segundo a Michelin, o lançamento deverá ocorrer em 2005.
Com Reuters
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