Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2003 - 13h52

Mercado mundial de PCs cresce 1,5% no ano; HP reassume liderança

da Folha Online

O mercado mundial de computadores pessoais continua se recuperando em relação ao fiasco de 2001. De acordo com a IDC, 38,4 milhões de unidades foram vendidas no quarto trimestre de 2002, 4% a mais do que no mesmo período de 2001. Com relação ao ano, o mercado mundial teve alta de 1,5% no ano passado, contra um declínio de 4,2% no final de 2001.

De volta à liderança
A HP (Hewlett-Packard) recuperou o primeiro posto entre os fabricantes mundiais de computadores pessoais da Dell Computer no quarto trimestre de 2002. Naquilo que se tornou uma luta pela liderança travada trimestre a trimestre, a HP terminou o período com 16,1% do mercado, ante os 15,7% detidos pela Dell, disse a IDC.

Segundo a IDC, a fatia de mercado da HP aumentou porque o volume maior de seus negócios vem dos consumidores pessoa física, que adquirem computadores pessoais na temporada de festas. Já a base de clientes da Dell depende mais de empresas, que decidiram suspender a compra de novos computadores devido a preocupações quanto à lucratividade.

A HP adquiriu a Compaq Computer em maio do ano passado, o que a fez ultrapassar a Dell e conquistar a liderança entre os fabricantes de computadores pessoais no segundo trimestre do ano. No terceiro período, porém, a Dell reconquistou o posto.

"Eles já trocaram a coroa duas vezes", disse Roger Kay, analista da IDC. "A linha geral de produtos da HP é mais orientada ao consumidor que a da Dell, de modo que a HP se beneficiou no trimestre dominado pelos consumidores individuais".

O próximo trimestre terá concentração maior de vendas para corporações, disse Kay. "Talvez a Dell recupere a posição uma vez mais".

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página