Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2003 - 17h27

Veja as diferenças entre e-mails "com cópia" e "com cópia oculta"

Publicidade

da Folha Online

Pergunta:
Qual é a diferença em se enviar um e-mail se o destinatário estiver em "Para", "Cc" ou "Cco"? Quais são as vantagens que tenho com cada um?
Marcelo Deodato
(macdeodato@yahoo.com.br)

Folha Online: Antes de mais nada, acho que vale a pena explicar o que significam as abreviações "Cc" e "CCo". A partir daí tudo ficará mais simples.

"Cc" é a sigla para o termo "com cópia", enquanto "Cco" é a abreviatura de "com cópia oculta". Em inglês, as letras "Cco" são substituídas por "Bcc" e querem dizer "blind carbon copy". Também em inglês, "Cc" é o mesmo que "carbon copy".

Isso posto, vamos às diferenças de cada uma das siglas.

Se ao escrever um e-mail para mais de um destinatário você colocar todos os endereços no campo "Para" do Outlook, separados pelo sinal ";", todas as pessoas receberão a mensagem e saberão quem, além delas, também recebeu o e-mail.

No caso do "Cc", os destinatários também terão conhecimento de todos que receberam a mesma mensagem. No entanto, esse formato é normalmente utilizado quando o e-mail é enviado apenas para conhecimento das outras pessoas. Ou seja, você envia a mensagem para uma pessoa específica (com o e-mail no campo "Para"), mas acha importante que outros tomem conhecimento daquela informação (então inclui os endereços em "Cc").

Já no caso de você querer enviar um e-mail para mais de uma pessoa, sem que uma saiba que a outra está recebendo a mesma mensagem, use o "Cco".

Quando você envia a mensagem para pessoas em "Cco", eles não aparecem para o destinatário indicado no campo "Para". Caso um dos indicados no campo "Cco" optar por "Responder a todos", apenas a pessoa que enviou o e-mail receberá a resposta.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques

Leia mais
  • Erramos: Veja as diferenças entre e-mails "com cópia" e "com cópia oculta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página