Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2003 - 17h11

Criador dos vírus Gokar e Admirer é preso no Reino Unido

da Folha Online

O jovem do Reino Unido Simon Vallor, 22, que confessou a autoria e distribuição de três vírus de computador, foi condenado a dois anos de prisão esta tarde.

No mês passado, o rapaz do País de Gales admitiu ter infringido a lei (Computer Misuse Act 1990) ao criar as pragas virtuais Gokar, Redesi e Admirer.

Durante a sentença, o juiz Geoffrey Rivlin disse que "autores de vírus não são simples 'nerds', mas considerados criminosos... Seus vírus destroem, causam confusão e prejuízos financeiros em grande escala". No entanto, na hora de decidir sua pena, o juiz considerou a imaturidade de Vallor e sua confissão.

Na audiência do dia 20 de dezembro, os promotores mostraram evidências de que os vírus criados por Vallor teriam se espalhado por mais de 27 mil computadores em 42 países. No início de 2002, o Gokar era o terceiro vírus mais ativo da internet. Já na audiência de ontem, os promotores disseram que a praga infectou mais de 330 mil máquinas em 46 diferentes países.

Vallor foi preso no dia 14 de fevereiro de 2002 e acusado de o artigo terceiro do Computer Misuse Act 1990 pela polícia britânica que estava atuando no serviço de inteligência do FBI.

Os oficiais da divisão de crimes de informática da Scotland Yard deram suporte à polícia do País de Gales em suas investigações.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página